- Comentar
A ANA - Aeroportos de Portugal alertou para atrasos nos voos do aeroporto de Lisboa, esta sexta-feira e no domingo, devido a um desfile da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 100 Anos da Travessia do Atlântico Sul.
Relacionados
Portugal com 70.111 infeções e 148 mortes por Covid entre 22 e 28 de março
Portugal com 61.988 infeções e 145 mortes por Covid entre 29 de março e 4 de abril
"A ANA Aeroportos de Portugal foi informada que, no âmbito das Comemorações dos 100 Anos da Travessia do Atlântico Sul, a Força Aérea Portuguesa vai realizar um desfile aéreo nos dias 1 e 3 de abril na área de Lisboa", informou a gestora de aeroportos, em comunicado.
Assim, esta sexta-feira e domingo, "estão previstos ocorrer atrasos nos voos de partidas e chegadas ao aeroporto de Lisboa" e, por isso, a ANA aconselhou os passageiros com voos marcados para estes períodos que consultem as suas companhias aéreas para mais informações.
A primeira travessia aérea do Atlântico Sul começou às 6h45 de 30 de março de 1922, a partir da rampa do Centro de Aviação Naval, na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa. Os dois aventureiros utilizaram três aviões e pararam em Las Palmas (Canárias) e São Vicente (Cabo Verde), antes de atingirem o Brasil, após o chamado "grande salto", que durou 11 horas e 21 minutos. Ao todo, Sacadura Cabral (piloto) e Gago Coutinho (navegador) percorreram 4.527 milhas náuticas (8.484 quilómetros), em 62 horas e 26 minutos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Nesta viagem histórica, os pioneiros utilizaram três hidroaviões: Lusitânia, Portugal e Santa Cruz, este último ainda visitável no Museu da Marinha, em Lisboa.