- Comentar
O plano de saúde "Lisboa 65+" entra esta segunda-feira em vigor. O projeto visa disponibilizar, gratuitamente, a mais de 130 mil lisboas com mais de 65 anos, assistência médica ao domicílio em caso de necessidade, teleconsultas 24 horas por dia e transporte em ambulância.
Relacionados
Associação quer obrigatoriedade de médicos em permanência nos lares
Ouvido pela TSF, Carlos Moedas explicou que o objetivo é permitir que os mais vulneráveis possam ter acesso aos cuidados de saúde.
"Aquilo que nós estamos a dar é acesso. É alguém que não consegue ter uma consulta, ou porque não tem médico de familia, ou porque não tem outro tipo de seguro ou plano, e não consegue ter acesso a um médico."
Ouça aqui o balanço de Carlos Moedas
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa destaca o papel das farmácias neste processo e indica que já aderiram ao plano 2600 pessoas, sendo Marvila o local onde há maior número de inscrições.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Para beneficiar deste plano é "muito fácil", basta ter mais de 65 anos, ser residente em Lisboa e ter em posse o bilhete de identidade.
O projeto Lisboa 65+ é uma das bandeiras de Carlos Moedas. Este é um projeto pioneiro não só no país, mas também a nível internacional: "Estamos a lançar algo bastante inédito na Europa."
Ouça aqui as declarações de Carlos Moedas à TSF
O líder do executivo lisboeta revelou que presidentes de câmara de vários países europeus já mostraram interesse em replicar o projeto.
O plano é identificado como uma oportunidade para construir um "Estado social local, em que os municípios e cidades complementam aquilo que hoje é o Estado social nos países", acrescenta.
Atualmente, mais de um milhão de portugueses não tem médico de família. O objetivo não é substituir a existência destes, mas sim "garantir o acesso a um médico".
Para ter acesso a este serviço pode fazê-lo nas farmácias aderentes, no portal 65mais.lisboa.pt ou por telefone, através do número 800 910 665.
Os cidadãos lisboetas beneficiários do complemento solidário para idosos vão ter igualmente acesso a mais benefícios. "Vamos conseguir fornecer óculos, proteses dentárias, consultas de higiene oral e oftomologia."