Novo centro de vacinação em Lisboa. "Não podemos ter idosos à chuva e ao frio"

Presidente da Câmara de Lisboa falou na inauguração do novo centro de vacinação na FIL.

PorRui Oliveira Costa
© Patrícia de Melo Moreira/AFP

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse esta terça-feira que, "muito antes das eleições", a autarquia já sabia que "tinha de mudar" os locais dos antigos centros de vacinação e "encontrar algo melhor".

"Muito antes das eleições, esta situação era uma realidade. Os locais que tínhamos não podiam continuar. Nós estamos a retomar a nossa economia, a nossa vida. A Universidade de Lisboa precisa daquilo que são os locais que estavam a ser utilizados. O Centro Hindu precisa dos locais que estávamos a utilizar", esclareceu o presidente da autarquia Lisboeta, na inauguração do novo centro de vacinação na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

"A Câmara Municipal já sabia dessa situação e o grande trabalho foi de encontrar algo melhor. E algo melhor porque vacinar no verão é muito diferente de vacinar no inverno. Não podemos ter situações como temos visto em todo o país de idosos à chuva e ao frio em pé durante muito tempo", garante.

Moedas também afirma que "o custo é o mesmo" que havia antes, ao mesmo tempo que explica que o "custo de ter apenas um local é menor do que ter vários". O autarca também avança que o espaço "foi cedido gratuitamente" pela Fundação AIP.

O presidente da Câmara de Lisboa também revela que "houve uma duplicação da capacidade" dos centros de vacinação. "Nós tínhamos quatro centros a funcionar com capacidade para três mil utentes por dia. Neste momento, vamos ter seis mil utentes aqui, mais mil na Ajuda", revela ainda Carlos Moedas.

O município mantém também em funcionamento o centro de vacinação da Ajuda, mas se for necessário aumentar ainda mais a capacidade, há a possibilidade de voltar a abrir o centro Hindu, informou o presidente da Câmara, defendendo a antecipação dos possíveis cenários do processo de vacinação.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

* Notícia atualizada no dia 2 de dezembro de 2021 às 10h11

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG