Número de mortes diárias tão alto como em março. Começa reforço para maiores de 50 vacinados com Janssen

A Covid-19 provocou pelo menos 5.233.111 mortes em todo o mundo, entre mais de 263,61 milhões infeções pelo coronavírus registadas desde o início da pandemia.

PorTSF
© Gerardo Santos/Global Imagens

Madeira prevê começar a vacinar crianças contra a Covid no próximo dia 14

A Madeira ainda não registou qualquer caso de infeção pela variante Ómicron e prevê começar a vacinar as 14.715 crianças entre os cinco e os 11 anos, a 14 de dezembro, afirmou este domingo o secretário da Saúde da região, Pedro Ramos.

"As vacinas [destinadas a vacinar crianças] chegam a 13 de dezembro, uma semana antes do previsto", disse Pedro Ramos em conferência de imprensa destinada a fazer o balanço da situação epidemiológica da Covid-19 na Madeira.

LER MAIS

Manifestação contra medidas sanitárias junta cerca de 8 mil pessoas em Bruxelas

A manifestação que este domingo reuniu 8.000 pessoas, segundo a polícia, no centro de Bruxelas para protestar contra o endurecimento das medidas anti-Covid-19 impostas pelo Governo decorreu em geral pacificamente, mas com alguns confrontos entre manifestantes e as autoridades.

Conforme testemunharam no local jornalistas da agência AFP, a polícia acabou por ter de utilizar canhões de água e gás lacrimogéneo para dissuadir um grupo de manifestantes que arremessou latas e petardos na sua direção. Não há relatos de feridos.

LER MAIS

Secretário de Estado muito preocupado com "tendência crescente" da pandemia

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse este domingo estar muito preocupado com a "tendência crescente" da pandemia de Covid-19 em Portugal, que registou mais 23 mortos e 3.786 infeções.

"Estamos, claro, muito preocupados. Estamos com 374 de índice de incidência por 100.000 habitantes a 14 dias. Estamos com um índice transmissibilidade de 1,13, portanto, ainda superior a 1. E é claro que isso nos preocupa por ter uma tendência crescente", afirmou aos jornalistas António Lacerda Sales, em Leiria, onde visitou este domingo o centro de vacinação contra a Covid-19.

LER MAIS

Moimenta da Beira ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, com o objetivo de "conter possíveis linhas de contágio" e evitar mais casos de Covid-19.

Depois de ouvir a estrutura da Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, avançou com a declaração de Situação de Alerta de âmbito municipal, e ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

LER MAIS

"A adesão é tão grande que não se coloca em Portugal a questão de haver vacinação obrigatória"

O Presidente da República saudou este domingo a forma como está a decorrer o processo de vacinação. Para Marcelo Rebelo de Sousa, a participação dos portugueses é um sinal de que não é necessário tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19, numa altura em que já foram administradas, em território nacional, mais de 1,5 milhões de doses de reforço e mais de 2,06 milhões de doses contra a gripe, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

LER MAIS

Evolução "preocupante". Casos da nova variante Ómicron disparam para 183 na Dinamarca

O número de casos confirmados na Dinamarca da nova variante Ómicron do vírus responsável pela Covid-19 disparou neste domingo para 183, segundo as autoridades de saúde, que consideram esta evolução como "preocupante".
LER MAIS

Fotografia: EPA

INEM vai apoiar testagem de próximos voos de Moçambique

A secretária de Estado das Comunidades anunciou este domingo que o INEM vai estar na segunda-feira, no aeroporto de Lisboa, à chegada do próximo voo de Moçambique, para fazer os testes à Covid-19 e evitar a confusão verificada no sábado.

"Lamentamos alguma desorganização que, de facto, se verificou ontem [no sábado, no aeroporto de Lisboa], estamos a trabalhar para que, em futuros voos - que já estão programados - não volte a acontecer", afirmou Berta Nunes, em declarações à agência Lusa, acrescentando que o INEM irá reforçar a testagem à chegada dos aviões.

LER MAIS

Portugal com 3786 novos casos de Covid-19 e mais 23 mortes

LER MAIS

ASAE fecha três estabelecimentos e multa 33 por incumprimento de regras da pandemia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fechou um restaurante, um bar e uma discoteca, e multou mais 33 estabelecimentos, numa megafiscalização centrada no incumprimento das regras para o atual contexto pandémico, anunciou neste domingo aquele órgão de polícia criminal.

Na operação, denominada "Outbreak", realizada na última noite em colaboração com a GNR e a PSP, foram fiscalizados 82 estabelecimentos de 13 localidades: Porto, Braga, Chaves, Coimbra, Viseu, Covilhã, Lisboa, Cascais, Estoril, Santarém, Almeirim, Évora e Faro.
LER MAIS

Reforço para maiores de 50 vacinados com Janssen arranca este domingo

As pessoas com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen vão começar, a partir deste domingo, a receber uma segunda dose para reforçar a sua imunidade contra o coronavírus SARS-CoV-2.

LER MAIS

Escalada da Ómicron. Reino Unido passa a exigir teste negativo a todos os que viajem para o território

O Reino Unido vai dar um passo atrás, face à rápida propagação da nova variante do coronavírus, a Ómicron. Em declarações a um canal de televisão britânico, na noite de sábado, o ministro britânico da Saúde revelou que, a partir de terça-feira, todos os viajantes que entrem no país vão ter de apresentar um teste negativo à Covid-19.

LER MAIS

Mais de 1,5 milhões de pessoas com dose de reforço da vacina em Portugal

Portugal já administrou mais de 1,5 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e mais de 2,06 milhões de doses contra a gripe, anunciou este domingo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Em comunicado, a DGS refere que a "intensificação do ritmo de vacinação continua a ser uma prioridade", pelo que os Centros de Vacinação do país "estão empenhados em vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima".

LER MAIS

Portugal bate recorde diário de testagem com 168 mil testes na sexta-feira

Perto de 168 mil testes à Covid-19 foram feitos em Portugal na sexta-feira, superando em mais de 50 mil os realizados na véspera, apresentando uma taxa de positividade de 3,3%, revelou a 'task force' da testagem.

Durante esta semana foi ultrapassada a testagem de cem mil testes diários por três vezes: na terça-feira, dia 30 de novembro, quando foram feitos cerca de 117 mil, na quinta-feira quando se realizaram 113 mil e na sexta-feira, com 168 mil, segundo as autoridades.

LER MAIS

Vacina da Covid. Mais 56 mil pessoas receberam dose de reforço em 24 horas

Mais 56.081 pessoas receberam a terceira dose de reforço da vacina da Covid-19 nas últimas 24 horas, em Portugal, segundo os dados deste sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LER MAIS

Portugal regista 5649 novos casos de Covid-19 e mais 22 mortes

LER MAIS

Portugal volta a superar os 100 mil testes à Covid num só dia

Cerca de 113 mil testes à Covid-19 foram feitos em Portugal na quinta-feira, superando os cem mil num só dia pela segunda vez desde o início da pandemia, revelou este sábado a task force da testagem.

O maior número de testes num dia foi registado também esta semana, na terça-feira, dia 30 de novembro, quando foram feitos cerca de 117 mil, segundo as autoridades, que sublinharam que todos estes números excluem os autotestes.

LER MAIS

Manifestantes contra medidas para travar a pandemia atacam jornalistas em Berlim

Pelo menos cinco jornalistas e fotojornalistas ficaram com ferimentos ligeiros, atacados por manifestantes que contestavam este sábado, em Berlim, as medidas para travar a Covid-19 anunciadas pelo Governo alemão, um protesto não autorizado.

A Associação de Jornalistas da Alemanha (DJV) manifestou-se solidária com as vítimas das agressões, que tiveram lugar em vários incidentes, registados em vídeo e divulgados nas redes sociais pelos jornalistas que cobriam o protesto.

LER MAIS

Rio de Janeiro cancela festas de passagem de ano

As autoridades do Rio de Janeiro cancelaram as festas da passagem de ano por causa da Covid-19, seguindo pareceres de peritos, anunciou este sábado o presidente da câmara da cidade brasileira, Eduardo Paes.

"Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comités científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O Comité da prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio", escreveu Eduardo Paes nas redes sociais.

LER MAIS

Há dez concelhos em risco extremo. Saiba quais são

Número de concelhos em risco elevado ou muito elevado subiu de 154 para 194.

LER MAIS

Não há registo de mortes com a Ómicron. No Reino Unido maioria dos infetados tem duas doses da vacina

A nova variante da Covid-19 já chegou a pelo menos 38 países, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde, até agora não há registo de uma única morte associada à Ómicron. Ainda assim, os cientistas continuam sem dados seguros sobre o real nível de ameaça que esta variante possa constituir.

Os Estados Unidos da América e a Austrália são os mais recentes países a assinalarem os primeiros casos desta estirpe, e, no Reino Unido, com mais de uma centena de casos, surge a indicação de que a maioria dos infetados são pessoas que já tinham as duas doses da vacina.

LER MAIS

Dentista italiano apresenta braço falso para vacinar e conseguir certificado

Um dentista na Itália enfrenta possíveis acusações criminais após tentar ser vacinado contra o coronavírus num braço falso feito de silicone, noticia neste sábado a imprensa italiana.

Uma enfermeira na cidade de Biella, Filippa Bua, contou ao jornal italiano Corriere della Sera ter percebido de imediato que algo estava errado quando um homem apresentou o membro falso para vacinação na quinta-feira.

LER MAIS

Zoo da Bélgica diz ter detetado primeiros casos de infeção com o coronavírus em hipopótamos

Dois hipopótamos do Jardim Zoológico de Antuérpia, no Norte da Bélgica, testaram positivo à Covid-19, revelou na sexta-feira a instituição que considera ter registado os primeiros casos do mundo nesta espécie.

O veterinário do zoológico, Francis Vercammen, explicou que decidiu recolher uma amostra dos animais, que apresentam o nariz com corrimento, e testar "por precaução".

LER MAIS

Incidência da Covid-19 e mortes na Alemanha voltam a subir após dias em queda

A incidência do coronavírus na Alemanha situa-se este sábado em 442,7 novas infeções por cada cem mil habitantes em sete dias, subindo face a sexta-feira, e o número de mortos devido à doença aumentou para 378.

Segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI), atualizados esta madrugada, os números deste sábado comparam com os 438,2 de sexta-feira, depois do pico de 452,4 na segunda-feira, mas a incidência é inferior à de 444,3 registada há uma semana.

LER MAIS

Governo da Nicarágua escondeu entre seis mil e nove mil óbitos pelo coronavírus

O Governo da Nicarágua escondeu entre seis mil e nove mil óbitos por Covid-19, entre março de 2020 e novembro de 2021, de acordo com um estudo elaborado pelo Observatório para a Transparência e Anticorrupção sexta-feira divulgado.

"O Estado [nicaraguense] ocultou entre seis mil e nove mil mortes provocadas pela Covid-19, que foram registadas como outras patologias", concluiu o estudo, intitulado "Covid-19 e opacidade: a fórmula da morte na Nicarágua".

LER MAIS

Milhares em protesto pacífico contra restrições na Austrália

Milhares de pessoas manifestaram-se pacificamente em frente ao Parlamento na cidade australiana de Melbourne para exigir a retirada das leis contra a pandemia de Covid-19.

Melbourne superou a sua última vaga de infeções e mortes em outubro e está a tentar regressar à normalidade, ao mesmo tempo que penaliza as pessoas que optaram por não tomar a vacina Covid-19.

LER MAIS

Portugal já tem 34 casos associados à variante Ómicron

As autoridades de saúde identificaram mais 15 casos da variante Ómicron em Portugal. A informação consta no relatório das linhas vermelhas divulgado pelo Instituto Ricardo Jorge.

"A variante Delta (B.1.617.2) é a variante dominante em todas as regiões, com uma frequência relativa de 100% (em atualização) dos casos avaliados na semana 46/2021 (15 a 21 de novembro) em Portugal. A situação epidemiológica da variante Ómicron encontra-se ainda em evolução e investigação. No que diz respeito à variante Ómicron, às 18h do dia atual, estão identificados um total de 34 casos", lê-se no documento enviado à TSF.

LER MAIS

Bélgica impõe uso de máscara a partir dos seis anos

Na Bélgica, o governo federal adotou esta sexta-feira um novo pacote de medidas, para enfrentar a onda de Covid-19, que pressiona novamente os hospitais no país.

As decisões do comité de concertação federal, que se reuniu pela terceira vez em três semanas, incidem principalmente sobre a vida privada e sobre o ensino.

LER MAIS

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG