Madeira pode ser atingida por cinzas do vulcão das Canárias

IPMA diz que a previsão para os próximos dias aponta para vento a norte, pelo que o impacto previsto para região autónoma "não deverá corresponder a uma situação crítica"

PorGuilherme de Sousa

 foto AFP

 foto EPA

 foto AFP

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que o vulcão Cumbre Vieja, que entrou este domingo em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, possa levar "cinzas vulcâncias e outros compostos químicos, como CO2 e SO2" à Região Autónoma da Madeira.

A erupção do vulcão no arquipélago espanhol já obrigou à retirada de 350 pessoas e destruiu várias casas. Até ao momento, não há registo de feridos.

Em comunicado, o IPMA sublinha que a previsão para os próximos dias "aponta para vento dominante do quadrante norte, pelo que o impacto previsto para esta região não deverá corresponder a uma situação crítica".

As autoridades espanholas já recomendaram a suspensão de voos para La Palma devido à presença das cinzas vulcânicas.

O vulcão que esta tarde nasceu na zona de Cabeça de Vaca, no município de El Paso, na ilha de La Palma, nas Canárias, têm sete bocas ativas que emitem lava, que está a avançar de forma lenta, de acordo com o porta-voz do Instituto Vulcânico das Canárias, David Calvo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG