Número de casos de varíola dos macacos registados em Portugal sobe para 373

Foram confirmados mais oito casos de contágio pelo vírus monkeypox nas últimas 24 horas em Portugal.

PorCarolina Quaresma
© Mário Cruz/Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais oito casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em Portugal.

No total, foram reportados até ao momento 373 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Todos os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.

A DGS aconselha as pessoas que detetarem o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas, febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço e/ou aumento dos gânglios linfáticos a consultar um profissional de saúde.

"Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas", alerta-se.

Perante sintomas suspeitos, devem também ser adotadas medidas preventivas: evitar o contacto físico direto com outras pessoas, partilhar vestuário, roupas de cama, atoalhados, objetos como talheres, pratos ou outros utensílios de uso pessoal.

Recorda-se que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A VARÍOLA DOS MACACOS

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG