Omicron em Portugal? Casos de quem chegou da África Austral estão "em investigação"

A diretora-geral da Saúde apela à testagem por parte das pessoas que cheguem em Portugal em voos com origem na África Austral ou em Angola.

PorCarolina Quaresma
© Gerardo Santos/Global Imagens

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avançou, este sábado, que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está a investigar casos de pessoas que chegaram da África Austral devido à nova variante da Covid-19, a Omicron.

"Neste momento há casos em investigação, não pode dizer-se que são casos suspeitos, são casos que estão a ser investigados", disse em declarações aos jornalistas durante uma visita ao centro de vacinação de São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Estes casos são referentes à região a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, "a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país".

"Quando uma autoridade de saúde ou um médico deteta uma situação através de um inquérito epidemiológico que pode ser de risco, o INSA é de imediato avisado e entra em ação para poder fazer a identificação genómica da nova variante", explicou.

Ouça aqui as declarações de Graça Freitas

Your browser doesn’t support HTML5 audio

Graça Freitas fez ainda um apelo a quem chega a Portugal em voos com origem na África Austral ou em Angola.

"Se vieram num voo da África Austral e de Angola, que não pertence a África Austral, por favor dirijam-se a uma farmácia, façam um teste que é gratuito, esperem até ao quinto dia e voltem a repetir o teste. Se o teste for positivo, vão entrar automaticamente no sistema, vão ser encaminhados devidamente pelo sistema através do SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital", apelou a diretora-geral da Saúde.

A nova variante do coronavírus chama-se Omicron e foi detetada na África do Sul. Segundo a OMS, o "elevado número de mutações" pode implicar maior infecciosidade.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG