"Pode estar lá 20 anos ou cair hoje mesmo." Engenheiro pede encerramento urgente de ponte em Braga

A ponte feita "de granito, mas sem reforço de aço" representa riscos para quem a atravessa diariamente. Quem o diz é o engenheiro civil Pedro Augusto em entrevista à TSF.

PorTSF

 foto Cortesia Pedro Augusto

 foto Cortesia Pedro Augusto

 foto Cortesia Pedro Augusto

 foto Cortesia Pedro Augusto

 foto Cortesia Pedro Augusto

Uma ponte localizada na Rua dos Galos, na freguesia de São José de São Lázaro, em Braga, tem sido motivo de protesto de Pedro Augusto, engenheiro civil de profissão, que pediu à Câmara do município e à Proteção Civil o seu encerramento urgente devido a uma "falta de segurança estrutural" que ameaça fazê-la ruir.

Em entrevista à TSF, Pedro Augusto diz que ainda não recebeu nenhuma resposta da parte das entidades responsáveis e explica que "a ponte é artesanal, feita de esteios de granito, sem qualquer reforço de aço".

Ouça aqui, na íntegra, a entrevista de Fernando Alves com o engenheiro civil Pedro Augusto

Your browser doesn’t support HTML5 audio

Pedro Augusto refere que a ponte é "obrigada a suportar muito trânsito automóvel, dado servir de escoamento a um quarteirão inteiro em direção a Sul". "Chegam a formar-se filas de trânsito parado em cima da ponte", acrescenta.

O engenheiro civil afirma que "a ponte pode estar lá 20 anos, como pode cair hoje mesmo". Admite também que há riscos para quem a atravessa diariamente, "porque estruturalmente o granito tem uma resistência à tração, mas é extremamente baixa e em termos regulamentares essa reação não é considerada. É a mesma coisa que ter uma ponte de betão, mas não ter ferro nenhum".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG