António Costa quer que relação entre Portugal e Espanha seja exemplo

António Costa destaca a importância do momento da reabertura de fronteiras. Relações económicas e socais devem regressar agora, diz o primeiro-ministro, ao que acontecia antes da pandemia. Um exemplo, aponta, para o projeto europeu.

O primeiro-ministro saúda a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha. No Twitter, António Costa refere que os dois países devem dar o exemplo na retoma do modelo europeu de livre circulação, reforçando os laços económicos entre os dois países.

"Espanha e Portugal devem ser atores de primeira linha na construção de uma Europa cujo modelo económico e social reforce a convergência e que, mais do que esperanças, dê certezas a todos. Teremos mais peso se travarmos esse combate lado a lado, Portugal e Espanha", refere o primeiro-ministro português.

"A pandemia ofereceu-nos uma visão de um passado ao qual não queremos voltar: um continente de fronteiras encerradas. A liberdade de circulação consolidou-se no espírito dos cidadãos europeus como um dos princípios fundamentais da ideia de Europa."

Os chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha vão juntar-se hoje para assinalar a reabertura da fronteira, encerrada há três meses e meio, com cerimónias de alto nível em Badajoz e Elvas.

António Costa reforça a importância da reabertura da fronteira para as populações que vivem junto da fronteira. "É essencial para ambos os países que os contactos voltem gradualmente a adquirir a dimensão e a dinâmica anteriores à eclosão da pandemia. Penso em especial nas populações raianas que, quotidianamente, atravessam a fronteira."

"Hoje assinalamos ao mais alto nível a normalização do trânsito terrestre da fronteira entre Portugal e Espanha. É um reencontro entre vizinhos, que são irmãos e amigos. Desta fronteira aberta depende a nossa prosperidade partilhada e um destino comum no projeto europeu".

Devido à pandemia de covid-19, por decisão conjunta, a fronteira luso-espanhola foi encerrada às 23:00 de 16 de março (00:00 de dia 17 em Espanha), com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços, e reabriu às 23:00 desta terça-feira, (00:00 desta quarta-feira em Espanha).

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de