- Comentar
António Costa considera que a escola e o ensino presencial são essenciais para a aprendizagem, sublinhando que as vantagens superam largamente as desvantagens. Perante esta decisão, Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), conclui que o Governo dá uma prova de confiança aos estabelecimentos de ensino.
"Não obstante a situação brutal, em termos sanitários, que está a acontecer no país, que é grave, a decisão do Governo foi confiar nas escolas e garantir que se mantêm abertas. Isto é uma prova de confiança no trabalho fantástico que as escolas fizeram. É o assumir da convicção de que não há nada que possa substituir as aulas presenciais, com alunos e professores na sala de aula", explicou à TSF Manuel Pereira.
Presidente da ANDE diz que decisão do Governo é uma grande responsabilidade para docentes e não docentes
Quanto aos testes à Covid-19 em permanência que o primeiro-ministro promete, sem duvidar daquilo que afirma António Costa, Manuel Pereira lembra que essa promessa já foi feita e, até esta altura, ainda não aconteceu nada.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Já ouvimos falar disso várias vezes, mas a verdade é que os processos nunca avançaram. Hoje estamos a 13 de janeiro, a situação da pandemia está como está e as escolas não foram tidas nem achadas nisso, não houve um processo de testagem antigénia dos trabalhadores da educação", afirmou o presidente da ANDE.
O presidente Associação Nacional de Dirigentes Escolares insistiu que a vacinação deve ser uma prioridade para as escolas.
"Não basta entregar o país às escolas, também é preciso dar aos profissionais da educação a segurança que precisam. Basta lembrar que, cada vez mais, a maior parte dos trabalhadores da educação, professores e mesmo assistentes operacionais, estão em grupos etários de mais de 50 anos e que, naturalmente, são pessoas de risco", acrescentou Manuel Pereira.

Leia também:
Todas as escolas abertas. "Dever de recolhimento" a partir de sexta-feira
