Ataque em Lisboa faz dois mortos, refugiados chegam a Portugal com "problemas mentais gravíssimos" e outros destaques TSF

Marcelo afirma que este foi "um caso isolado" e que é "injusto" fazer generalizações.

Um ataque à faca que matou duas pessoas no Centro Ismaelita de Lisboa marcou esta terça-feira. O suspeito é um homem afegão, que foi neutralizado pela polícia.

Faranaz Keshavjee, psicóloga especialista em trauma e familiar de uma das duas vítimas, avisa, em declarações à TSF, que os imigrantes chegam a Portugal com "problemas mentais gravíssimos" e teme que este tipo de incidentes possam ser recorrentes.

Em reação ao acontecimento, os líderes políticos portugueses alinharam-se para pedir que não se façam juízos precipitados. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que este foi "um ato isolado" e é "injusto" fazer generalizações. Já António Costa disse que "é prematuro fazer qualquer interpretação sobre as motivações deste ato criminoso".

O "primeiro alerta" para o crime foi dado pelo professor do afegão naquele centro, que foi atacado no interior da sala de aula, mas ainda conseguiu dar o alerta.

O atacante é um refugiado afegão "relativamente jovem", pai de três crianças e viúvo. A mulher morreu num campo de refugiados na Grécia, "em circunstâncias difíceis". Além disso, sofre de problemas psiquiátricos.

A comunidade ismaelita faz parte do ramo Xiita do Islão e conta cm 12 a 15 milhões de membro em todo o mundo. Em Portugal são oito mil.

O coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, André Costa Jorge, garante à TSF que os refugiados que chegam a Portugal são acompanhados psicologicamente, ainda que facultativamente, durante os 18 meses do Programa de Acolhimento de Pessoas Refugiadas.

Fora do tema do dia, uma avioneta caiu em Ponte de Sor ao final da tarde desta terça-feira, tendo provocado um ferido que era o único ocupante da aeronave.

Depois da polémica à volta do NRP Mondego, o navio teve de ser rebocado esta terça-feira durante uma missão, após uma avaria.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de