Até pode chuviscar, mas quase 70 concelhos estão em perigo máximo de incêndio

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 21 graus em Braga e no Porto e os 37 graus em Bragança.

Perto de 70 de concelhos do interior Norte e Centro do país estão este domingo em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

De acordo com a informação publicada no site do IPMA, os concelhos que estão sob este alerta localizam-se nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra. Devido ao calor, Vila Real, Bragança e Guarda estão este domingo sob aviso amarelo.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural cerca de 60 concelhos dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para este domingo, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Há também a possibilidade de ocorrência de chuviscos em alguns locais do litoral Norte e Centro.

O vento soprará em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo por vezes forte (até 40 km/h)do quadrante norte nas terras altas da região Norte até final da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 21 graus em Braga e no Porto e os 37 graus em Bragança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de