- Comentar
Se há algum segredo que justifique o crescimento da população de Albufeira revelado pelos Censos 2021, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, não tem dúvidas em dar-lhe um nome: "É o dinamismo económico."
O Algarve, a par de Lisboa foi a região onde a população mais cresceu e, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de Vila do Bispo, que teve um crescimento de 8,8%, surge Albufeira, com uma subida de 8,2% da população.
Ouça as explicações do autarca José Carlos Rolo.
À TSF, o autarca explica, que se não fosse o tal "dinamismo económico", então "também não havia imigrantes" o concelho não precisaria de "mão-de-obra".
"E não são só imigrantes, porque também é preciso notar que muitos dos albufeirenses que, naturalmente, noutros anos, iriam procurar outras paragens e outros empregos, começaram a fixar-se na sua terra natal", adianta José Carlos Rolo, que explica que muitos dos naturais do concelho estão "não só para trabalhar para outrem", como também se vão fixando "a nome individual ou com empresas próprias que foram criando e instalando".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Com a pandemia, reconhece, "isso alterou-se um pouco", mas Albufeira tem esperança de que a Covid-19 "passe e haja um regresso à normalidade".

Leia também:
Não acontecia há 50 anos: Portugal perde população e reforça litoralização, sobretudo em Lisboa

Leia também:
Barrancos está ainda mais pequeno. É o concelho que mais pessoas perdeu