- Comentar
A barragem do Alto Rabagão, no concelho de Montalegre, é a única que continua com restrições à produção de eletricidade, que desde 01 de outubro abrangia 15 albufeiras nacionais, por estarem em cotas mínimas de capacidade.
Relacionados
Três famílias desalojadas em Coruche com subida do rio Sorraia
"Quase todos os equipamentos estragados." Restaurantes em Alcântara temem não reabrir após cheias
Mais de 50 famílias com bens "danificados" em aldeia de Sousel
"Neste momento apenas uma barragem, a o Alto Rabagão, tem essa limitação", disse esta quarta-feira o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, assinalando que a restrição à produção de energia está relacionada com o nível do caudal, pelo que "todas as barragens que ultrapassem esse limite podem produzir energia".
A chuva que tem caído nestes últimos tempos fez com que o nível de água nas barragens seja significativo, disse o ministro do Ambiente, indicando que a capacidade hídrica média está atualmente nos 65%.

Leia também:
Meteorologia agrava esta sexta-feira. Comércio tenta resolver problemas criados pela água
Apesar deste efeito positivo da chuva na capacidade das barragens e consequentemente na produção de energia elétrica, através de fontes renováveis, Duarte Cordeiro lamentou os prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas que assolaram o país nestes últimos dias.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em fevereiro, o Governo decidiu aplicar medidas de restrição ao uso de seis barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola, devido à seca em Portugal continental então registada, tendo depois elevado o número para 15 desde outubro.