- Comentar
A manhã desta segunda-feira fica marcada pela participação do ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Ucrânia na reunião dos chefes da diplomacia da UE. O objetivo é debater a invasão militar russa, num encontro que acontece numa altura em que a UE tenta negociar um embargo energético gradual à Rússia, no âmbito do sexto pacote de sanções.

Leia também:
MNE ucraniano participa esta segunda-feira em Bruxelas em reunião da UE
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin, e nomeou para o seu lugar o major-general Ihor Tantsiura. Os decretos com as duas decisões, das quais não foram dadas mais informações, foram publicados no site do chefe de Estado ucraniano.

Leia também:
Zelensky destitui comandante das Forças de Defesa Territorial
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou que as candidaturas da Suécia e da Finlândia à NATO, em reação à ofensiva russa contra a Ucrânia, constituem um "grave erro". De acordo com Serguei Riabkov, a resposta da Rússia "vai depender das consequências práticas da adesão" dos dois países escandinavos à Aliança Atlântica.

Leia também:
Moscovo considera um "erro grave" a adesão da Suécia e Finlândia à NATO
O Reino Unido indicou que o Presidente bielorrusso está a ponderar o seu apoio à invasão russa da Ucrânia, de forma a evitar a participação militar direta no conflito devido ao risco de sofrer sanções do ocidente. O Ministério da Defesa britânico disse que a Bielorrússia anunciou o envio de forças de operações especiais para a fronteira com a Ucrânia, bem como unidades de defesa aérea, artilharia e mísseis no oeste do país.

Leia também:
Lukashenko estará a ponderar o seu apoio à Rússia devido ao risco de sanções
Por cá, o dia fica marcado pela greve na CP, que às 08h40 registava uma adesão a rondar os 95%. Os serviços mínimos estão apenas a ser realizados nos comboios de longo curso.

Leia também:
Greve na CP levou à supressão de cerca de 95% dos comboios
Os especialistas da Comissão Europeia perspetivam um crescimento de 5,8% da economia portuguesa, depois de um arranque forte no início do ano. Turismo e setor dos serviços deverão "recuperar fortemente", com o regresso dos estrangeiros a Portugal. Ainda assim, em 2023, o crescimento deverá desacelerar para cerca de metade, ficando pelos 2,7%.

Leia também:
Bruxelas prevê crescimento de 5,8% em Portugal este ano. Mas guerra impõe "riscos"
No futebol, um dos suspeitos da morte de um adepto nos festejos do título do FC Porto entregou-se às autoridades. O homem em causa é Marco Gonçalves, o pai de Renato Gonçalves, outro dos suspeitos do crime, que já se encontrava detido.

Leia também:
Entregou-se à PJ o pai do suspeito da morte de adepto nos festejos do FC Porto
Esta segunda-feira é também o dia em que começa a ser administrada a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos idosos residentes em lares. Segundo a DGS, também esta semana os idosos com 80 ou mais anos vão começar a tomar o segundo reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 nos centros de vacinação ou de saúde, depois de serem convocados por mensagem SMS ou chamada telefónica.

Leia também:
Idosos começam esta segunda-feira a receber segundo reforço da vacina contra a Covid-19
Na Coreia do Norte, foram registadas oito novas mortes por "febre", quatro dias depois de ter sido admitido o primeiro caso de Covid-19. O líder do regime coreano, Kim Jong Un, apelou à mobilização imediata dos militares para resolver os problemas de "reservas de medicamentos" na capital Pyongyang.

Leia também:
Coreia do Norte um milhão de contágios e falta de vacinas e medicamentos
Por fim, a Lua ficou vermelha durante esta madrugada. Foi o primeiro eclipse lunar total do ano. O fenómeno começou por volta das 04h00 da manhã e terminou cerca de duas horas depois. Em Portugal, o céu nublado dificultou a observação da "Lua de Sangue".
