Buscas na EDP e APA por suspeita de fraude fiscal no negócio das barragens

Fonte do Ministério do Ambiente garantiu que as autoridades não estão a fazer buscas no edifício do Ministério.

O Ministério Público está a investigar uma alegada fraude fiscal no negócio da venda de seis barragens à Engie. A TSF sabe que as buscas decorrem na EDP e na Agência Portuguesa do Ambiente.

Fonte do Ministério do Ambiente garantiu que as autoridades não estão a fazer buscas no edifício do Ministério. Já a EDP confirmou à TSF que foi alvo de uma operação de busca, pela Autoridade Tributária, por alegada fraude fiscal.

A elétrica garante que está a prestar toda a colaboração com as autoridades e mantém-se convicta de que a operação de venda cumpre todos os requisitos legais.

Entretanto, o DCIP já confirmou a investigação. Em comunicado, informam que se realizaram buscas em 11 locais do país: barragens, escritórios de advogados e um organismo do Estado.

"No âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e cuja investigação se encontra a ser efetuada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), realizam-se buscas em 11 locais do país, nomeadamente Lisboa, Porto, Amadora e Miranda do Douro. Estas buscas decorrem em instalações de barragens, escritórios de advogados, um organismo do Estado, uma sociedade de contabilidade e sociedades ligadas ao sector hidroelétrico", lê-se no comunicado.

A venda de seis barragens à empresa francesa causou polémica, com vários partidos a acusarem a EDP de fugir aos impostos. O Bloco de Esquerda é o mais crítico e defende que deviam ter sido pagos 110 milhões de euros em Imposto de Selo.

Já a EDP diz que a forma como negócio decorreu não prevê o pagamento do imposto. Para a venda das barragens, a EDP criou uma empresa com um único funcionário
que ficou encarregue da exploração das barragens. Depois de o negócio ter sido conretizado com os franceses da Engie, a empresa foi extinta.

Notícia atualizada às 13h20

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de