Caminho para a libertação em três fases, a morte de Pedro Tamen e outros destaques TSF

Governo anunciou as novas medidas de combate à pandemia, que se dividem em três fases ditadas pela percentagem de portugueses completamente vacinados.

O Governo anunciou, esta quinta-feira, as novidades no combate à Covid-19 que vai, a partir de domingo, reger-se pela percentagem de população totalmente vacinada. O primeiro-ministro, António Costa, explicou que depois de terem sido apertadas as regras, "nomeadamente em Lisboa, e graças às medidas, travámos o Rt, começando a fazer o retorno".

Comer, trabalhar e andar na rua serão três dimensões normais da vida de qualquer português, mas também elas viram-se apanhadas no meio da pandemia de Covid-19. O Conselho de Ministros trouxe, pois, novidades para cada uma delas.

O poeta Pedro Tamen, de 86 anos, morreu em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Os pescadores portugueses, por sua vez, dizem que nunca viram tantos golfinhos, orcas, grandes atuns e baleias nas águas portuguesas. O aumento tem sido constante nos últimos três anos e está a notar-se mais em 2021. Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO), diz à TSF que "é um facto que os profissionais um pouco por toda a costa, do Guadiana ao Minho, têm relatado avistamentos de muitos cetáceos, sejam eles pequenos ou grandes, muitos golfinhos, aos milhares, de várias espécies, e animais de maior porte como baleias e orcas".

No ano passado, mas de 10 mil pessoas formalizaram candidaturas a uma carreira militar ​e o saldo entre entradas e saídas nos quadros militares foi positivo. Os dados são revelados pela secretária de Estado dos Recursos Humanos e dos Antigos Combatentes, numa entrevista na Tarde TSF.

Os prejuízos provocados pelos javalis na destruição de plantações de milho e sorgo já ultrapassam o milhão de euros em Portugal e é provável que subam ao milhão e meio. Os números foram apurados no inquérito promovido pela associação dos produtores do setor, que fala de um total descontrolo da espécie.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de