- Comentar
Catorze concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam esta terça-feira um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Relacionados
Semana começa com chuva e trovoada, mas prepare-se: vem aí muito calor e noites tropicais
Hoje chuva, amanhã 40 ºC. E o calor vem para ficar
Quase cem comandantes de bombeiros pedem escusa de responsabilidade em caso de incêndio florestal
Em perigo máximo estão os concelhos Bragança, Sabugal (Viseu), Penamacor, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Mação (Santarém), Portalegre, Nisa, Castelo de Vide e Marvão (Portalegre).
O IPMA colocou também vários concelhos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Faro em perigo muito elevado de incêndio.
De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado devido à previsão de tempo quente, com temperaturas máximas entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.