Cem anos depois de ter sido criada, Coimbra Editora fecha hoje as portas

Nas últimas semanas o armazém onde estão milhares de livros tem tido muitas visitas. Administrador da insolvência garante que vai continuar a tentar vender a marca.

José Luís Ribeiro trabalha na Coimbra Editora há mais de 20 anos. Começou como informático, mas desde 2015, quando a empresa entrou em insolvência, que faz um pouco de tudo: é "contabilista, lançador de livros, editor, pré-impressor, tudo".

"Foi-nos pedido para editar um livro, e eu nunca tinha editado um livro", lamenta. Apesar de todas as dificuldades, os quatro funcionários que asseguraram a continuidade da Coimbra Editora conseguiram fazer "13 livros em quatro anos e três meses". Mesmo assim, o trabalho foi "muito pouco", porque "o normal seriam 90 por ano".

Desde que entrou em insolvência, os quatro trabalhadores, juntamente com o administrador, tentaram "angariar clientes que pudessem adquirir a empresa, a editora e as livrarias para perpetuar a chancela, mas não tem sido possível". "Conseguimos levar a marca a fazer o centenário. Se isso é bom ou mau, não sei", admite José.

Nas últimas semanas, o armazém onde estão milhares de livros tem tido muitas visitas. "Temos tido professores e autores que têm cá vindo e têm dito que é uma pena Coimbra não se ter reunido à volta deste objetivo que era manter a marca da Coimbra Editora".

No entanto, a esperança de que apareça um investidor à última hora já esmoreceu: "Temos ouvido um zunzum que há pessoas que têm muita pena, mas o que é certo é que para comprar ninguém se tem chegado à frente."

Hoje as portas fecham e José Luís Ribeiro ainda não sabe o que vai fazer. "Pensava que o futuro estava aqui. Trabalhava em virtude da empresa, mas infelizmente a empresa não tem futuro e agora vou ter de correr atrás do risco".

O administrador da insolvência, Manuel Bacalhau, garante que vai continuar a tentar vender a marca. A última tentativa foi um leilão eletrónico que tinha como base licitação cerca de 600 mil euros.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de