- Comentar
Pelo menos 50 pessoas foram retiradas esta sexta-feira das suas casas, por precaução, devido ao incêndio que deflagra desde as 14h40 no concelho de Ourém, distrito de Santarém, disse à Lusa o presidente câmara, Luís Albuquerque.
"Estamos a falar de um território muito disperso, com casas muito dispersas no meio da floresta, e por uma questão de precaução entendemos por bem ir evacuando algumas casas, prevendo que o fogo poderia chegar perto dessas casas. Isso efetivamente foi feito, mas povoações inteiras não", explicou o presidente da Câmara de Ourém.
De acordo com Luís Albuquerque, pelas 20h40, o incêndio continuava "com duas frentes ativas" e "com grande intensidade".
"Os meios [de combate] estão finalmente a chegar ao teatro de operações e esperamos que, com a chegada desses meios, nós consigamos daqui a algum tempo uma situação bem melhor do que aquela que temos tido durante a tarde", observou.
Verificando melhores condições atmosféricas no local, o presidente da Câmara de Ourém, no entanto, alertou que essas ainda "não são favoráveis", perspetivando "uma noite de muito trabalho".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"As condições não são favoráveis, mas são mais favoráveis do que eram há uma ou duas horas, com a diminuição da temperatura, com o aumento da percentagem de humidade e também, neste momento, com a acalmia do vento", indicou.
"Será uma noite de muito trabalho, esperando que os meios [de combate] que estão em trânsito (...) possam chegar o mais rápido possível para ver se conseguimos começar a dominar o incêndio", acrescentou.
Este incêndio obrigou ao corte da circulação ferroviária na Linha do Norte, desde cerca das 18h30, e atingiu um aviário, tinha dito à Lusa ao final da tarde fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
"O incêndio está ativo com muita intensidade. A velocidade de propagação é muito elevada, motivada por projeções a longa distância", disse na altura o CDOS de Santarém.
A tarde de hoje também ficou marcada por um acidente entre um veículo dos bombeiros, que combatia este incêndio, e um automóvel, tendo provocado três feridos ligeiros, ocupantes da viatura particular, que foram assistidos no Hospital de Leiria.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 21:20 o incêndio mobilizava 519 operacionais, com o apoio de 157 veículos.
O alerta para o fogo foi dado às 14h40, na localidade de Carvalhal, na freguesia de Espite.