Cinco associações pedem produtos de higiene e limpeza a granel em manifesto

Já está previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, mas os consumidores não têm no mercado ainda a possibilidade de fazer determinadas compras assim.

Cinco associações lançam esta quarta-feira um manifesto a desafiar os retalhistas a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, o que permite reutilizar embalagens enchendo-as nas lojas.

Chamado de Manifesto Refil, o desafio é assinado pelas associações ANP/WWF (ambientalista) Sciaena (promoção de um ambiente marinho saudável, Zero (ambientalista), linked.Green (promoção de embalagens sustentáveis) e Deco (defesa do consumidor), e surge a propósito do Dia Mundial da Terra, que se assinala na quinta-feira.

Carla Martins, da linked.Green, explica à TSF que já é possível comprar este tipo de produtos produtos a granel em lojas pequenas, mas não nas grandes superfícies, ao contrário do que acontece noutros países.

Caso o supermercado não queira investir numa marca própria, pode ser criado um espaço para encher as embalagens através de um sistema semelhante à pesagem de frutas e vegetais.

"O consumidor pode reutilizar qualquer embalagem" que traga de casa, que pode ser pesada posteriormente para retirar o peso da conta final. Em vários supermercados na Europa esta já é um "processo autónomo"

As organizações qu assinam o Manifesto Refil notam, em comunicado, que já está previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, mas acrescentam que os consumidores não têm no mercado ainda a possibilidade de fazer determinadas compras assim, sendo obrigados a comprar produtos de limpeza e higiene em embalagens.

"Num inquérito recente desenvolvido em Portugal concluiu-se que mais de 70% dos consumidores estão disponíveis para reutilizar embalagens de produtos como champôs, gel de banho e detergentes, como estratégia para reduzir a poluição por plásticos", dizem as organizações no comunicado.

As cinco organizações lançam esta quarta-feira publicamente o manifesto, através da rede social Facebook, e convidam os cidadãos a assiná-lo, exigindo "o seu direito a reduzir".

É hoje pelas 21 horas! Venha descobrir porque queremos que os supermercados disponibilizem produtos de limpeza e higiene...

Publicado por Linked.Green em Quarta-feira, 21 de abril de 2021

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de