Como ajudar pessoas sem abrigo durante a pandemia de Covid-19? Apoio nas ruas mantém-se

Voluntários estão a fazer um esforço acrescido para ajudar e informar quem dorme nas ruas.

Os responsáveis pela Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-abrigo estão a trabalhar para manter o apoio a quem vive na rua durante a pandemia de Covid-19.

Em declarações à TSF, Henrique Joaquim explica que "as equipas de rua estão a tentar manter-se no terreno". Aos voluntários está a ser pedido um "esforço acrescido", à medida da disponibilidade de cada um, para que localmente haja sempre um contacto mínimo na distribuição de bens essenciais e comunicação.

Os voluntários estão ainda de pré-aviso para o caso de identificarem alguém nas ruas com sintomas compatíveis com a Covid-19 e estão transmitir informações sobre como evitar o contágio.

A todas as equipas foi pedido um plano de contingência para a eventualidade de surgirem situações de rutura e em última análise há a possibilidade de recorrer aos serviços de Proteção Civil.

O Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-abrigo adianta ainda que há médicos disponíveis para apoiar os voluntários.

Há autarquias que já têm espaços reservados para reforçar o acolhimento de pessoas sem-abrigo e também para situações de quarentena.

Até ao momento não há registo de nenhum caso positivo de Covid-19 entre as pessoas que vivem nas ruas.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de