Conselhos para quem esteve nos festejos, Costa segura Cabrita e outros destaques TSF

Primeiro-ministro defendeu esta tarde que tem um "excelente ministro da Administração Interna" em Eduardo Cabrita.

A última noite foi de festa em Alvalade mas, o dia seguinte, está a ser de preocupação e polémica. Depois dos milhares de adeptos que preencheram as ruas de Lisboa com pouquíssimo ou nenhum distanciamento social, a Direção-Geral da Saúde aconselha todos os que participaram nos festejos a reduzir o número de contactos e a fazer um teste à Covid-19 se tiverem estado expostos a situações de especial risco.

E, depois do que se passou na última noite, a Câmara Municipal de Lisboa também decidiu quebrar a tradição: este ano, os adeptos não vão poder estar presentes na receção.

O assunto chegou mesmo ao Parlamento onde, esta tarde, António Costa revelou que já foi pedido um inquérito à IGAI e à PSP sobre o que se passou nas ruas durante os festejos.

O primeiro-ministro também não se livrou de outras críticas: a primeira, dirigiu-a o próprio a João Galamba, aconselhando contenção depois dos comentários sobre o programa televisivo "Sexta às Nove". A atuação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, também não passou ao lado dos adversários políticos, mas Costa defendeu o colega de Governo com um elogio rasgado: "Tenho um excelente ministro da Administração Interna."

Na Califórnia, algo curioso deu à costa: um Himantolophus sagamius, peixe-futebol do Pacífico para os amigos. Por viver nas profundezas do oceano, os avistamentos são extremamente raros.

Mas esta não é a única novidade vinda do Pacífico. Nauru, um pequeno estado - que é também uma ilha - celebrou um "recorde mundial" de vacinação contra a Covid-19, depois de toda a população adulta ter recebido a primeira dose.

A caminho das autárquicas, há alterações na corrida a Gaia. O deputado do BE Luís Monteiro, que negou recentemente acusações de violência doméstica, pediu a sua substituição como cabeça de lista bloquista à autarquia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de