- Comentar
Já foi divulgado o primeiro documento que contém diretrizes para celebrar acordos entre os diversos países durante a Cimeira do Clima, em Glasgow. O encontro visa sobretudo debruçar-se sobre a necessidade de os Estados cortarem nas emissões de carbono, de forma a evitar que as temperaturas subam acima dos já 1,5º C estipulados.

Leia também:
"Alarme e preocupação." Esboço da Cimeira do Clima quer países ricos a ajudar mais pobres em "década crítica"
O documento foi divulgado e até ao final da semana será negociado pelos quase 200 países presentes na reunião de Glasgow. Francisco Ferreira, dirigente da ZERO, fala à TSF numa oportunidade perdida e destaca dois pontos.

Leia também:
"Não estamos a conseguir fazer o suficiente", alerta a Zero
É já a partir desta quarta-feira que os consumidores podem começar a usar o AUTOvoucher. O desenho deste apoio permite que os consumidores recebam o apoio máximo mensal de cinco euros mesmo que no total do mês não tenham comprado 50 litros de combustível. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, sublinha à TSF que esta foi a forma mais rápida de colocar dinheiro nas contas bancárias dos cidadãos. Pode haver abusos, mas é preciso "ter confiança nas pessoas".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Estado não vai conseguir recuperar eventual excesso de apoio no AUTOvoucher
Consulte aqui a lista dos postos de combustíveis que aderiram.

Leia também:
Veja aqui a lista dos postos de combustíveis que aderiram ao AUTOvoucher
Mas não há IVAucher de combustíveis que impeça os portugueses de ir a Espanha abastecer. O desconto português de 10 cêntimos por litro não supera os "20 a 30" que lucra quem atravessa a fronteira para encher o depósito. E, do lado de cá, os postos resignam-se.

Leia também:
AUTOvoucher passa ao lado dos portugueses que vivem na fronteira
As fábricas não mexem nas suas margens de lucro e assim os preços aumentam porque cresce a despesa com as licenças de emissão, isso mesmo tem sido observado no mercado da energia com os preços internacionais da eletricidade na Europa a aumentarem em paralelo com os custos das licenças de emissão de CO2, um leilão em setembro chegou mesmo aos 65 euros por tonelada.

Leia também:
Ano louco nas licenças de carbono faz aumentar os preços da gasolina e eletricidade
O Tribunal Geral de Justiça da União Europeia (UE) negou recurso à gigante tecnológica Google de uma multa de 2,4 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante no comércio eletrónico comunitário.

Leia também:
Recurso rejeitado. Tribunal da UE mantém multa de 2,4 mil milhões de euros à Google
Já um tribunal federal dos Estados Unidos decidiu na terça-feira negar o pedido apresentado pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump para manter secretos documentos da Casa Branca sobre o assalto ao Capitólio.

Leia também:
Tribunal nega pedido de Trump para impedir acesso a documentos sobre assalto ao Capitólio
Catarina Valente, Carina Fumega e Marta Bombert são apenas três dos oito jovens escolhidos para participar no primeiro curso em Portugal, do projeto "Beleza em todas as suas formas". A ideia é incluir jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho através do curso cabeleireiro. A TSF esteve na segunda "aula" deste curso e foi testemunha do "tratamento vip" dado aos "clientes" destes futuros cabeleireiros.

Leia também:
"Beleza em todas as suas formas." Vamos ao cabeleireiro com "tratamento especial"
"Aquilo que um escritor deixa não é, muitas vezes, imposto por ele, nem Saramago o quis fazer. Aquilo que o escritor deixa é uma proposta ou muitas propostas, diria até, tantas propostas quantas as leituras dos seus leitores." É o "eterno professor" Carlos Reis que o diz, em confidência a Fernando Alves, numa entrevista na Manhã TSF, a dias de se celebrar o centenário de Saramago.

Leia também:
Deambulação numa geografia saramaguiana. O centenário de Saramago toca a todos, até aos jovens