- Comentar
Uma cria de águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira) nasceu, na sexta-feira, na Tapada Nacional de Mafra. Agora, graças a uma câmara instalada pelo projeto LIFE LxAquila, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e financiado pelo programa LIFE da União Europeia, todos podem acompanhar o seu crescimento, em direto, na internet.
De acordo com a SPEA, a câmara foi instalada em setembro, antes do início da época de reprodução, e permite "acompanhar remotamente o desenvolvimento da cria desta espécie ameaçada".
ACOMPANHE AQUI, EM DIRETO, O CRESCIMENTO DA ÁGUIA-DE-BONELLI
"Vamos poder acompanhar a cria, os pais a alimentá-la, e todo o seu desenvolvimento até abandonar o ninho lá para junho", afirmou Joaquim Teodósio, da SPEA, que coordena o projeto LIFE LxAquila, em comunicado. "Para além de nos dar informação importante sobre esta espécie, ter esta câmara a transmitir em direto na internet permite que todos possam conhecer as águias-de-bonelli e presenciar estes momentos fascinantes sem perturbar as águias ou pôr em risco esta espécie ameaçada."
A águia-de-bonelli é "particularmente sensível" à presença humana à volta dos ninhos, mas na Área Metropolitana de Lisboa esta espécie vive "excecionalmente perto das pessoas". Por isso, o projeto LIFE LxAquila pretende, entre outras medidas, "minimizar a perturbação durante a época de reprodução" para a proteger.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias