Da alimentação à higiene, os idosos precisam de ajuda

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real apoia mais de cem idosos por dia e em muitos casos garante a refeição do dia.

De acordo com o "Censos Sénior", o distrito de Vila Real é o que apresenta o maior números de idosos a viverem isolados ou sozinhos, são mais de 4.700.

Gisela Silva, enfermeira na Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, presta apoio a idosos e diz que constata esta realidade todos os dia. Explica que os idosos que vivem sozinhos precisam de todo o tipo de apoio. "O interior esta cada vez mais deserto, os filhos têm que encontrar emprego noutras cidades e os pais ficam muitas vezes sozinhos. Os idosos precisam de vários tipos de ajuda, em termos alimentares, higiene, vestuário, saúde, precisam de quem os leve às consultas, ajuda para fazer refeições e cuidar da casa."

Outros vivem em casas sem condições porque recusam ajuda. "Muitas vezes é o quarto, a casa de banho e uma cozinha mínima. Mas muitas vezes as pessoas não querem sair, os filhos trabalham no estrangeiro e para os pais ficarem seguros deixam-nos num lar, porque precisam de ajuda, mas os pais recusam ir para o lar. Muitos idosos recusam mudar de casa ou ter o apoio de uma pessoa estranha, são muito reticentes a este tipo de ajuda."

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real presta apoio a mais de 100 idosos. Gisela Silva explica que muitas vezes fazem o papel do Estado e são a única garantia de uma refeição quente.

"Em muitos casos somos a última alternativa até para terem uma refeição quente em casa, comem menos ao almoço para deixar um bocadinho para o jantar. Conversam muito com as auxiliares e pedem ajuda, muitas vezes são elas que identificam problemas de saúde."

De acordo com o Censos Sénior, realizado pela Guarda Nacional Republicana, 41 mil 868 idosos vivem sozinhos ou isolados. Os distritos de Vila Real, Guarda, Faro e Viseu são os que apresentam o maior número de idosos em situação de vulnerabilidade.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de