Da Rússia para Portugal, professores em greve contra a falta de investimento e outros destaques TSF

O ministro da Educação, João Costa, defende as propostas do Governo para o Orçamento do Estado de 2023 no Fórum TSF, considerando que "tem havido um esforço ou investimento contínuo do Governo no setor da educação, e que está a dar frutos, que está a dar resultados".

O russo Alexei escolheu Portugal para viver e trabalhar e tornou-se um dos milhares de russos que saiu da Rússia desde que Vladimir Putin anunciou a mobilização de reservistas. A TSF conheceu a história de um homem que teve de convencer a mãe de que os portugueses também são boas pessoas.

Esta quarta-feira, vários sindicatos e outras plataformas protestaram contra o que consideram uma falta de investimento do Governo na educação e a adesão foi de cerca de 90%. O ministro da Educação considera que "é quase tradicional haver greve ou manifestações" de professores no período de discussão dos Orçamentos do Estado na especialidade.

A paralização dos professores foi tema de debate no Fórum TSF. Mário Nogueira, da Fenprof, considerou muito insuficiente a vinculação de mais cinco mil professores e João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional Da Educação, acusou o Governo de "ausência de visão da realidade."

No Brasil, a TSF esteve no epicentro das manifestações de apoiantes de Bolsonaro em São Paulo. A luta nas ruas promete continuar com desejos de intervenção das Forças Armadas.

Foram conhecidos, esta quarta-feira, os números do desemprego em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística anunciou que a taxa subiu para 6,1 por cento em setembro, ficando acima dos 6 por cento de agosto, mas abaixo dos 6,3 por cento de setembro de 2021.

Quanto ao indicador da criminalidade, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que subiu este ano 1,3% em relação a 2019, enquanto a violenta e grave diminuiu 5,3%.

Quanto à reestruturação do SEF, José Luís Carneiro avançou que será em 2023, após dois adiamentos. A extinção da organização foi decidida pelo anterior Governo e aprovada na Assembleia da República em novembro de 2021. O ministro da Administração Interna também anunciou um reforço na segurança da Rede Nacional de Segurança Interna, estando previsto para 2023 um investimento de 17,4 milhões de euros em meios de cibersegurança.

A TAP anunciou que registou entre julho e setembro "um recorde histórico de receitas operacionais", com um resultado líquido positivo de 111,3 milhões de euros, anunciado, esta quarta-feira, à CMVM.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de