- Comentar
Os Ministérios da Justiça e da Modernização do Estado e Administração Pública vão aumentar, de 444 para 970, em abril, o número de locais locais onde será possível renovar o Cartão de Cidadão. Um aumento para mais do dobro com a ajuda dos chamados Espaços Cidadão que funcionam nas câmaras municipais ou em espaços cedidos por estas autarquias
A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, explica à TSF que depois de terem avançado, há alguns meses, com a possibilidade de renovação online, este novo passo vai mais longe alargando a rede de atendimento, em complemento aos atuais balcões do Instituto dos Registos e do Notariado e Lojas de Cidadão.
A possibilidade de renovar o Cartão de Cidadão nestes espaços destina-se, tal como a renovação online, a quem tenha 25 anos ou mais, e, segundo o Governo, é mais uma forma de diminuir os tempos de espera.
Anabela Pedroso detalha que a maior vantagem da nova medida é que os portugueses podem não ter chave móvel digital nem códigos, mas mesmo assim renovar o Cartão como se fossem a uma conservatória.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça as explicações da secretária de Estado.
Anabela Pedroso recorda quem pode fazer a renovação nestes espaços.
Para renovar o Cartão de Cidadão online ou nos Espaços Cidadão é preciso ter idade igual ou superior a 25 anos; ser detentor de Cartão de Cidadão válido ou caducado há menos de 30 dias, emitido com validade de cinco anos e pedido antes de 1 de outubro de 2017; e existirem impressões digitais do titular no sistema do Instituto dos Registos e Notariado.