- Comentar
A comissão promotora do desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 na Avenida da Liberdade, em Lisboa, decidiu abrir o evento à participação de todos, mas a pandemia obriga ao cumprimento de várias regras.
Todas as entidade interessadas em participar no desfile deste domingo devem comunicar a sua intenção, bem como a identificação e o contacto do respetivo responsável, até às 15h00 horas do dia 24 de Abril para o endereço secretaria@a25abril.pt.
Deve ainda ser feito um "registo devidamente autorizado de todas as pessoas participantes no evento, incluindo nome e contacto, bem como a localização exata do bloco constante na organização do desfile, em que irão integradas", pode ler-se no comunicado da comissão promotora.
Neste caso, o número máximo de cada participação será de 12 pessoas - duas filas de seis, separadas por dois metros.
Todos os participantes no desfile devem usar máscara corretamente e em permanência durante a realização de todo o evento e recomenda-se que cada pessoa leve o seu próprio álcool-gel para desinfeção frequente das mãos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Este 25 Abril haverá dois desfiles na Avenida da Liberdade. IL decide manter evento próprio
Os cidadãos que, a título individual, queiram descer a Avenida da Liberdade sem estarem integrados em nenhum grupo organizado não serão impedidos de o fazer, sem necessidade de inscrição prévia, cumprindo as regras sanitárias impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
No entanto, a comissão alerta que apenas quem for convidado pode integrar o desfilepropriamente dito, pelo que "não se faz apelo à alargada participação popular".
A recomendação é para ficar em casa e cantar à janela a "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, como no ano passado.

Leia também:
Os portugueses cantaram à janela "Grândola, Vila Morena"
Os organizadores esperam "a compreensão e a colaboração de todas e de todos" no cumprimento destas regras, para que a celebração possa decorrer "com a maior segurança e proteção sanitárias".
"Quem quiser vir participar neste ato comemorativo que é o desfile que se organiza na Avenida Liberdade pode vir. Tem é que cumprir duas regras essenciais: primeiro é fazê-lo de acordo com o espírito alargado com que a comissão promotora o faz, e depois tem que cumprir as regras sanitárias", disse à TSF Vasco Lourenço, presidente da associação 25 de Abril.

Leia também:
Vasco Lourenço ficou "sentido" com polémica sobre 25 de Abril. "A liberdade também dá para asneira"