"Detonação controlada." Mergulhadores da Marinha desativaram granada na margem do rio Douro

O engenho explosivo foi encontrado durante a tarde de terça-feira, junto à Reserva Natural do Estuário do Douro. As autoridades procederam à "destruição do engenho através de uma detonação controlada".

Os mergulhadores da Marinha desativaram uma granada de mão ofensiva que tinha sido encontrada na margem do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, anunciou a instituição. Segundo um comunicado da Marinha, depois de ativada na terça-feira, a equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos, em coordenação com a Autoridade Marítima Local, avaliaram a situação e procederam "à destruição do engenho através de uma detonação controlada".

"Este tipo de engenhos explosivos podem aparentar um estado estável e seguro, no entanto, como se verificou neste caso, o engenho encontrava-se totalmente funcional", explica a nota.

O engenho explosivo foi detetado durante a tarde de terça-feira, junto à Reserva Natural do Estuário do Douro. Rui Santos Amaral, comandante da Capitania do Porto do Douro, explica à TSF que estiveram no local vários elementos da Polícia Marítima, mas foi necessário chamar a Marinha para detonar a granada. "Cerca de 15h30, um dos vigilantes da Reserva do Estuário do Douro encontrou um invólucro, uma caixa com umas inscrições que indiciavam poder tratar-se de um engenho explosivo. Aquilo era uma caixa de uma granada."

O comandante da Capitania do Porto do Douro esclarece como foi confirmada a natureza do objeto explosivo. "A Polícia Marítima estabeleceu um perímetro de segurança. Chamei os mergulhadores da Marinha, que são a unidade especializada de inativação de engenhos explosivos. Eles vieram de Lisboa, confirmou-se que dentro da caixa estava efetivamente uma granada."

A desativação da granada ocorreu por volta das 20h30. O comandante da Capitania do Porto do Douro diz que agora a investigação está na mão das autoridades policiais. "Informámos a Polícia Judiciária Militar. Hoje vamos enviar o expediente para tribunal, e a partir daí já não será connosco. Outra entidade fará a investigação."

A granada foi detonada por uma equipa de mergulhadores da Marinha, junto à Reserva Natural do Estuário do Douro, próximo do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia.

A Marinha avisa ainda que, sempre que sejam encontrados engenhos deste tipo, estes não devem ser removidos, devendo-se alertar de imediato as autoridades locais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de