Comissão já definiu 1.º plano de vacinação contra Covid-19. Idosos a partir dos 75 anos excluídos

Saiba quais são os grupos prioritários definidos pela comissão técnica de vacinação. Primeiras doses poderão chegar em breve.

A comissão técnica independente de vacinação nomeada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) concluiu o documento que define os grupos prioritários para a vacina da Covid-19. A notícia é avançada pela SIC.

De acordo com o documento, no primeiro grupo a ser vacinado estão incluídas as pessoas que têm entre 50 e 75 anos e que têm doença grave, os utentes e funcionários dos lares de terceira idade e ainda os profissionais de saúde que trabalham em cuidados intensivos e enfermarias com doentes infetados.

No segundo grupo de vacinação estão incluídas as pessoas que tem entre 50 e 75 anos com doenças de risco de menor gravidade, os restantes profissionais de saúde e outras pessoas que estão institucionalizadas.

A comissão técnica de vacinação não incluiu nos grupos prioritários as pessoas com mais de 75 anos porque não foi provada a eficácia das vacinas nesta faixa etária. O documento que define os grupos prioritários para a vacina de Covid-19 já foi entregue ao Ministério da Saúde.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.422.951 mortos resultantes de mais de 60,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa de notícias AFP.

Em Portugal, morreram 4209 pessoas dos 280.394 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de