- Comentar
A manhã informativa da TSF desta sexta-feira fica marcada pela Covid-19. Em entrevista ao programa da TSF e do Diário de Notícias "Em Alta Voz", a pneumologista Raquel Duarte está muito preocupada com os números atuais, especialmente com a aproximação das festas populares e os feriados de junho. Esta preocupação é partilhada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas que, no Fórum TSF, revelou que olha para os números "com cautela, mas sem alarme". Apesar da situação, Graça Freitas explicou que o facto de o valor do R estar num planalto "não quer dizer que estejamos descansados".
Relacionados
Junho, mês de festa e de risco. Especialistas recomendam dose de reforço e medidas de proteção

Leia também:
Raquel Duarte acredita que contágio "é muito maior" do que mostram os números

Leia também:
"Com cautela, mas sem alarme." Graça Freitas "preocupada" com circulação da Covid durante festas populares
Ainda no Fórum TSF, Graça Freitas adiantou que está a ser ultimado o "processo sazonal" da vacinação contra a Covid-19. A ideia, segundo a DGS, é "aproveitar todos os recursos, toda a logística, todo o planeamento que temos para vacinar contra a gripe e simultaneamente, fazermos os reforços sazonais para a Covid-19".

Leia também:
Graça Freitas confirma vacina sazonal da Covid no outono
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A guerra na Ucrânia entrou no 100.º dia. Este é o conflito armado mais documentado de sempre, graças ao trabalho de fotojornalistas que desde o primeiro dia arriscam a própria vida para mostrar ao mundo as consequências da invasão russa e dos próprios ucranianos que usaram os telefones e as redes sociais como armas. Veja os cem dias em cem imagens aqui:

Leia também:
Começou há 100 dias. O filme da guerra mais documentada de sempre
E acompanhe tudo sobre o 100.º dia de guerra na Ucrânia aqui:

Leia também:
Cem dias de guerra: formalizado sexto pacote de sanções à Rússia. Jornalistas da Reuters feridos
Também na ordem do dia estão os Estados Unidos. Na sequência dos tiroteios em massa no país e no dia em que três pessoas morreram num tiroteio à porta de uma igreja, no estado do Iowa, Joe Biden pediu ao Congresso para agir no controlo de armas de fogo e proibir a venda de armas de assalto a particulares.

Leia também:
Três mortos em tiroteio no centro dos Estados Unidos

Leia também:
Joe Biden pede proibição de venda de armas de assalto a particulares
Em Nova Iorque, foi aprovada uma nova legislação que aumenta a idade mínima para comprar armas semiautomáticas de 18 para 21 anos. Esta nova lei também proíbe a venda de munições que consigam penetrar em coletes à prova de bala e permite a identificação daqueles que podem eventualmente causar danos a si próprios ou a outros, se estiverem na posse de uma arma.

Leia também:
Nova Iorque aumenta idade mínima para compra de armas semiautomáticas
Destaque ainda para os amigos de quatro patas. Um estudo revelou que os cães treinados podem ser capazes de detetar uma infeção por Covid-19 de forma mais eficaz do que os testes PCR que utilizam uma zaragatoa nasal, tanto em pessoas sintomáticas como em pessoas assintomáticas.

Leia também:
Cães podem detetar presença de Covid-19 de forma mais eficaz do que testes PCR
Por fim, em Viana do Castelo, o prédio Coutinho já desapareceu definitivamente da paisagem. Ainda há trabalhos a decorrer até ao final de junho, mas os 13 andares do edifício foram praticamente reduzidos a escombros.

Leia também:
Viana do Castelo sem prédio Coutinho: "Fico satisfeita porque desaparece este monstro da minha frente"