- Comentar
A depressão Fien vai influenciar o estado do tempo em Portugal continental até quinta-feira, com chuva, vento, queda de neve em vários distritos no norte e centro e muito frio em praticamente todo o país.
Relacionados
Não precisa de passar frio para ver a neve: as imagens do primeiro grande nevão do ano
Neve impede alunos de ir às aulas e fecha escolas em Castro Daire, Cinfães e Resende
Montalegre mantém aulas e transportes suspensos esta quinta-feira devido à neve
A Direção-Geral da Saúde deixa várias recomendações para enfrentar os próximos dias:
- Evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
- Utilizar várias camadas de roupa adaptada à temperatura ambiente;
- Proteger as extremidades do corpo utilizando luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante;
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
- Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo).
- Seguir as recomendações do médico, garantido a toma adequada da medicação para doenças crónicas, e se em caso de doença ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24).
Em casa:
- Manter a hidratação, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitando o consumo de álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor;
- Manter a casa quente, mas se utilizar braseiras ou lareiras garantir uma adequada ventilação das habitações e renovação do ar);
- Verificar o estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento;
- Ter especial atenção aos aquecimentos com combustão como braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte;
- Evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar.
No exterior:
- Prestar atenção às condições do piso durante qualquer atividade física para evitar quedas;
- Evitar esforços excessivos e o arrefecimento do corpo;
- Na estrada, adotar uma condução defensiva devido ao risco de acumulação de gelo.