Está feita a recolha de amostras para saber quantos portugueses tiveram Covid-19

Inquérito fez análises a 2.300 pessoas. Resultados serão conhecidos no fim de julho.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) concluiu o trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional para saber quantas pessoas têm anticorpos contra o novo coronavírus.

Ao todo participaram 2.300 pessoas, muito mais do que estava inicialmente previsto (2.070).

Será este estudo que irá avançar, através de uma amostra, quantas pessoas na população portuguesa tiveram a Covid-19, mesmo sem diagnóstico ou sem qualquer sintoma, "determinando a extensão da infeção na população, assim como determinar e comparar a seroprevalência de anticorpos em grupos etários específicos".

Em comunicado, o INSA diz que já foram analisadas mais de 600 amostras, prevendo-se que os primeiros resultados do inquérito sejam divulgados até ao final do mês de julho.

A recolha de amostras durou cinco semanas através de 96 postos de colheita da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e de 18 hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), distribuídos por todo o Continente e Regiões Autónomas.

Todas as amostras estão a ser processadas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do INSA.

LEIA AQUI TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de