- Comentar
As estruturas e os profissionais da cultura manifestaram-se esta quarta-feira junto à escadaria da Assembleia da República. Os manifestantes queixam-se da precariedade e da falta de apoio do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Relacionados
Filandorra promete "guerra aberta" ao Ministério da Cultura
"Apoiar todos? Discordo." Ministro da Cultura defende que concursos implicam "linhas de corte"
Percentagem da cultura no OE "é muito pequenina". BE exige reforço de verbas para artistas
"Depois de uma pandemia em que a resposta devia ser medidas de emergência para o setor, foi uma medida atabalhoada chamada Estatuto dos Profissionais da Cultura, que a única coisa que trouxe foi mais precariedade, porque baliza a precariedade como se fosse legal e não encaminha para um vínculo com dignidade que são contratos de trabalho", afirma Rui Galveias, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo, do Audiovisual e dos Músicos, à TSF.
O sindicalista diz que essas estruturas "são o garante do serviço público de cultura que o Governo não consegue fazer, porque tem um ministério que é um microministério" e revela que este é "um momento de abandono do Ministério da Cultura e do Governo em relação a um setor que é fundamental na sociedade".
Rui Galveias diz à TSF que "deixa muitas estruturas sem apoio".
"Deixa muitas estruturas sem apoio, portanto, muitos trabalhadores sem trabalho para os próximos meses. Estamos a falar de candidaturas a apoios e a financiamento de DGArtes que foram consideradas elegíveis. Tiveram a pontuação necessária para ter esses apoios, fizeram um bom trabalho e esse trabalho é premiado com esse reconhecimento, mas depois não há verba mais uma vez, porque monta-se a mentira de um Orçamento do Estado para a cultura que aumentou, mas aumentou irrisória. Na prática, diminuiu em termos percentuais", considera Rui Galveias.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O dirigente do sindicato revela que já reuniram com o ministro, mas falta que atenda às reivindicações dos profissionais e isso é um problema "quer deste ministro, quer da ministra anterior e quer dos Executivos sucessivos".

Leia também:
"Não tem respondido aos apelos." Estruturas e profissionais protestam contra ministro da Cultura
"Os ministros da Cultura são autistas em relação ao setor e à importância que ele tem para a sociedade. Estamos a falar de um pilar da nossa sociedade, um pilar da democracia, um direito que está escrito na Constituição com toda a clareza, e é fazer cumprir esse direito. Esse é o papel do Governo", atira.
Dezenas de pessoas, vestidas de preto e com um lenço colorido, juntaram-se na escadaria da Assembleia da República. Um dos promotores da manifestação, Ruy Malheiro, da Ação Cooperativista, afirma que há falta de diálogo entre o ministro e os profissionais.
Ouça as declarações de Ruy Malheiro aos microfones da TSF.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, foi ouvido na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Deporto.