- Comentar
A manhã informativa da TSF desta quinta-feira fica marcada pelos incêndios na Serra da Estrela e nas Caldas da Rainha que já foram dados como dominados, não havendo, neste momento, fogos ativos em Portugal. De acordo com o sistema de satélites Copernicus, um pouco por toda a Europa, os incêndios estão a libertar quantidades recorde de carbono na atmosfera, ameaçando os ecossistemas.
Relacionados
"Avaliação no fim." Marcelo revela que Governo anuncia esta sexta-feira medidas para evitar fogos

Leia também:
Já não há incêndios ativos no país mas "continuam" trabalhos na Serra da Estrela e nas Caldas da Rainha

Leia também:
Incêndios florestais na Europa libertam quantidades recorde de carbono na atmosfera
Devido à onda de calor que se aproxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu o aviso amarelo por causa do calor a 13 distritos, pelo menos até ao final do dia de sábado.

Leia também:
Treze distritos sob aviso amarelo até ao final da semana por causa do calor
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Destaque também para o excesso de mortalidade em Portugal. Ouvido pela TSF, Nuno Jacinto, presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, considerou que os números ainda refletem o impacto da pandemia, e não ficará surpreendido se, nos próximos tempos, continuarem a morrer demasiadas pessoas.

Leia também:
"É natural que continuemos a observar excesso de mortalidade nos próximos relatórios"
Mais de 6500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade principalmente por falta de profissionais para garantir a segurança dos cuidados prestados, sendo a maioria trabalhadores dos hospitais de Leiria e das Caldas da Rainha, segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE).

Leia também:
Mais de 6.500 enfermeiros já pediram escusa de responsabilidade
Na ordem do dia está ainda o aumento do número de crimes nas estradas, superando o período pré-pandemia. Nos primeiros seis meses de 2022 registaram-se quase 20 mil infrações, sendo a grande maioria relacionada com o excesso de álcool.

Leia também:
Quase 20 mil infrações em seis meses. Crimes nas estradas ultrapassam período pré-pandemia
Nas últimas da guerra na Ucrânia, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai encontrar-se esta quinta-feira com o chefe de Estado do país, Volodymyr Zelensky, e com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Leia também:
Guterres reúne-se com Zelensky e Erdogan esta quinta-feira em Lviv
Por fim, no Reino Unido, mais concretamente em Londres, grandes áreas do centro da cidade foram atingidas por inundações repentinas devido às chuvas intensas que se fazem sentir em diversos pontos do país.
