Fogo na Serra da Estrela dado como dominado

O fogo deflagrou no dia 6 de agosto e já tinha sido dado como dominado no sábado, mas teve uma reativação na segunda-feira.

O incêndio que lavra na serra da Estrela há 11 dias foi dado como dominado pelas 21h30 desta quarta-feira, confirmou à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

À TSF, o comandante da ANEPC, Miguel Oliveira, sublinha que, apesar de dominado, o fogo ainda não está apagado.

"Foi feito um grande trabalho de consolidação do perímetro do incêndio e esse trabalho acabou por culminar às 21h30 com a declaração do incêndio como dominado. O incêndio está dominado, mas não está extinto, todo este trabalho de consolidação do perímetro vai manter-se nos próximos dias", alerta.

O comandante Miguel Oliveira admite mesmo que possa haver algumas reativações nas próximas horas.

"Durante todo este processo é sempre possível e provavelmente irão acontecer novas reativações. O que se espera é que essas reativações não assumam novamente proporções que sejam preocupantes e que levem, de novo, a que o incêndio seja considerado ativo", afirma.

Este fogo deflagrou no dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, e foi dado como dominado no sábado, dia 13, mas sofreu uma reativação na segunda-feira.

De acordo com o site da ANEPC, pelas 22h20, encontravam-se ainda no local 1101 operacionais, apoiados por 356 viaturas, a realizar trabalhos de rescaldo.

* Notícia atualizada no dia 18 de agosto às 07h15

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de