- Comentar
A GNR prossegue, na tarde desta quinta-feira, as buscas pela criança de dois anos que está desaparecida em Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova) desde quarta-feira e encontraram agora uns calções, uma bota e uma fralda de criança. Neste momento há no local um efetivo de 127 elementos da GNR e da Proteção Civil.
"Foi definida uma nova estratégia, de fazer uma busca de fora para dentro, alargando o perímetro da área superior a um raio de 20 quilómetros, onde vamos dar primazia a veículos todo-o-terreno e motociclos 4x4, tentando ir ao encontro do pessoal que se encontra a efetuar a busca a pé", explicou o capitão Jorge Massano, da GNR, à TVI24.
Segundo a GNR, a ribeira, junto à casa da criança, não tem força suficiente para poder levar um corpo.
"As pegadas encontradas estão junto a um caminho de terra. Começam e terminam numa zona um bocado enlameada, não se consegue perceber onde vão dar. Os pais continuam a participar e a cooperar nas buscas. Todos os meios humanos disponíveis são sempre bem-vindos para este tipo de teatro", afirmou o capitão.

Leia também:
Buscas por criança desaparecida em Idanha-a-Nova devem ser reforçadas durante a tarde
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Quem quiser ajudar nas buscas só tem de se dirigir até o posto da GNR no local e depois será devidamente encaminhado para o terreno. O capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco, disse aos jornalistas, junto à igreja matriz de Proença-a-Velha, que as buscas vão ser "alargadas de fora para dentro, com recurso a veículos todo o terreno".
O responsável pela operação disse que o "esforço das buscas" vai incidir numa área onde foi encontrada uma bota e uns calções de criança, que fica a cerca de 1300 metros do sítio onde já tinha sido encontrado uma camisola de criança.
No entanto, adiantou que está a ser estudado o reforço de meios, o que às 16h00 ainda não se verificava. O capitão Jorge Massano disse ainda aos jornalistas que, para já, não existe qualquer previsão para a interrupção ou cancelamento das buscas.
A criança terá desaparecido na quarta-feira da casa dos pais, situada a cerca de 1,5 quilómetros do núcleo central de Proença-a-Velha, entre as 05h00 e as 08h00.