- Comentar
As autoridades de saúde estão a preparar a administração de uma nova dose de reforço da vacina contra a Covid-19 antes do período de outono e inverno, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde.
Relacionados
Governo anuncia fim do uso obrigatório de máscara (com duas exceções)
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, Marta Temido disse que, em linha com a recomendação da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, a nova dose seria administrada ainda antes do início do período de outono e inverno, antecipando um eventual agravamento da situação epidemiológica nessa altura.

Leia também:
Governo anuncia fim do uso obrigatório de máscara (com duas exceções)
"A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 considerou que seria de recomendar, de facto, uma segunda dose de reforço e esse segundo reforço deveria acontecer com uma sazonalidade de maior risco", explicou a ministra da Saúde.
Em abril, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e a Agência Europeia do Medicamento já tinham recomendado uma quarta dose da vacina, apenas para maiores de 80 anos de idade.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Sem referir a que grupo em concreto seria administrado esse reforço da vacina em Portugal, Marta Temido disse que as autoridades de saúde estão a "preparar esse momento", admitindo a possibilidade de antecipar.
"Dentro deste quadro, naturalmente que as estruturas técnicas do Ministério da Saúde, designadamente o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, continuam a acompanhar aquilo que é a evolução da efetividade vacinal no sentido de medir eventuais decaimentos que possam recomendar a antecipação desta segunda dose de reforço", explicou.