ANTROP acusa Governo de fazer "política social à custa de empresas". Defesa diz que pagou passes de ex-combatentes

Passe de Antigo Combatente foi anunciado em setembro de 2021. Contactado pela TSF, o Ministério da Defesa esclarece que foram efetuados "todos os pagamentos às autoridades metropolitanas de transportes de Lisboa e do Porto" relativamente ao pagamento dos títulos de transportes dos Antigos Combatentes.

A Associação Nacional dos Transportes Ferroviários de Pesados de Passageiros anunciou que, pelo facto de o Governo estar a acumular dívidas às empresas, as transportadoras vão começar a cobrar bilhete aos ex-combatentes a partir de abril.

Em declarações à TSF, o presidente da ANTROP explica que o cenário atual é culpa do Governo. Cabaço Martins considera que a situação é insustentável e, por isso, já foi comunicado ao Executivo qual a decisão da associação: "Suspenderemos o desconto dos títulos sociais até que o Governo resolva o problema e nos pague aquilo que deve."

A ANTROP garante que o Estado não paga às empresas de transporte há 18 meses, depois de ter definido o desconto social.

Cabaço Martins considera legítimas as medidas de apoio sociais do Estado, desde que não entrem em conflito com a subsistência dos privados.

"O Governo pode aplicar as medidas que bem entender, não pode é praticar política social à custa das empresas, que precisam do dinheiro para as suas responsabilidades diárias e mensais. Não passaria pela cabeça de ninguém que as empresas não paguem os combustíveis ou salários aos seus trabalhadores por causa disto", realça o presidente da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários de Pesados de Passageiros.

Contactado pela TSF, o Ministério da Defesa Nacional esclarece que foram efetuados "todos os pagamentos às autoridades metropolitanas de transportes de Lisboa e do Porto" relativamente ao pagamento dos títulos de transportes dos Antigos Combatentes.

"Relativamente aos pagamentos ao IMT, a terceira entidade com a qual a DGRDN se relaciona neste processo, o últimos lote de faturas foi entregue por esta à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional no dia 21 de março, pelo que serão regularizadas em breve, após validação. Trata-se de um processo moroso devido à necessidade de verificação legal de processos e faturas que nem sempre apresentaram todos os requisitos exigidos para a validação das mesmas", pode ler-se na nota.

O Passe de Antigo Combatente foi anunciado em setembro de 2021.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de