Governo quer desviar médicos internos do primeiro ano para combater pandemia

Associação de estudantes chocada diz que fica em causa a formação de qualidade dos futuros médicos.

O Governo quer permitir o desvio de médicos internos do primeiro ano de internato, a chamada formação geral, para o combate à pandemia.

A hipótese está num projeto de portaria enviado à Associação Nacional de Estudantes de Medicina que ficou "extremamente preocupada".

O projeto prevê, a título excecional, a redução do tempo e possível alteração dos conteúdos dos blocos formativos da formação geral em Medicina, prevendo-se o desvio dos médicos internos da formação geral para responder à Covid-19.

A presidente da associação, Mar da Costa, explica à TSF que os futuros médicos já hoje, por causa da pandemia, têm grandes falhas na sua formação, não se percebendo onde se pode reduzir mais a formação em medicina.

"Desde o verão que temos alertado que a maior parte dos estudantes que vão chegar a esta fase são aqueles que concluíram em 2020 o sexto ano - ou seja, o curso de medicina - e que tiveram os seus estágios suspensos em março... É uma lacuna grande na sua formação que na altura se decidiu que seria compensada exatamente neste período inicial do internato de formação geral", detalha a representante dos estudantes que sublinha: "A maior parte destes médicos que agora chegam à formação geral não tem contacto com doentes há cerca de 10 meses".

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina defende que é um erro abrir a porta ao desvio de milhares de internos deste primeiro ano de internato por causa da pandemia, aprofundando as lacunas formativas dos futuros médicos, na altura da formação geral que lhes deve permitir ganhar autonomia.

"Percebemos que os nossos alertas foram ignorados. Se queremos ter médicos competentes não podemos amputar a formação de um ano inteiro, de cerca de 2500 médicos internos que agora começam a sua formação, algo que pode ter graves consequências e curto e médio prazo", conclui Mar da Costa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de