Habitantes da aldeia da Carvalha cumprem sonho e vão viajar até Lisboa e Sintra

A aldeia venceu o concurso Aldeia dos Sonhos em 2020, mas a pandemia obrigou a adiar a concretização do sonho durante dois anos. Agora, finalmente, os habitantes da Carvalha vão passar o fim de semana a Lisboa e Sintra.

Há dois anos, a aldeia da Carvalha ganhou o concurso Aldeia dos Sonhos, da fundação Inatel. O prémio escolhido foi uma viagem a Lisboa e a Sintra, mas a pandemia atrapalhou a concretização do sonho.

Agora que o pior parece ter passado, os habitantes da Carvalha vão finalmente viajar, esta sexta-feira, até à capital e à vila encantada. Há sessenta lugares reservados para a viagem e, para trás, fica uma aldeia praticamente deserta.

A jornalista da TSF Dora Pires e o fotógrafo da Global Imagens Leonardo Negrão, que vão acompanhar esta viagem, notam que a noite na aldeia da Carvalha, no concelho de Oliveira do Hospital, foi de alguns nervos e muita ansiedade.

A Carvalha fica no cimo da Serra da Estrela e o acesso à aldeia é difícil, cheio de curvas e contracurvas. Por isso, o trajeto até Lisboa começa com um transbordo. Um autocarro da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital irá transportar os "turistas por um fim de semana" até a um outro autocarro que os levará, posteriormente, até à capital.

Francisco Madelino, presidente do Inatel, confessa-se emocionado perante o entusiasmo das pessoas da Carvalha.

"São pessoas que muitas vezes nunca saíram sequer e conhecem estes locais simbólicos apenas pelo que aprenderam na escola ou porque vão vendo na televisão. Este é um daqueles programas em que até ficamos um bocado emocionados pela forma como as pessoas ficam contentes e felizes", admite, em declarações à TSF.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de