- Comentar
Há dois anos, a aldeia da Carvalha ganhou o concurso Aldeia dos Sonhos, da fundação Inatel. O prémio escolhido foi uma viagem a Lisboa e a Sintra, mas a pandemia atrapalhou a concretização do sonho.
Relacionados
Uso obrigatório de máscara? Marcelo defende que o mais importante é aumentar a vacinação
Agora que o pior parece ter passado, os habitantes da Carvalha vão finalmente viajar, esta sexta-feira, até à capital e à vila encantada. Há sessenta lugares reservados para a viagem e, para trás, fica uma aldeia praticamente deserta.
A jornalista da TSF Dora Pires e o fotógrafo da Global Imagens Leonardo Negrão, que vão acompanhar esta viagem, notam que a noite na aldeia da Carvalha, no concelho de Oliveira do Hospital, foi de alguns nervos e muita ansiedade.
Ouça aqui a reportagem de Dora Pires, que vai acompanhar a viagem dos habitantes da aldeia da Carvalha até Lisboa
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Carvalha fica no cimo da Serra da Estrela e o acesso à aldeia é difícil, cheio de curvas e contracurvas. Por isso, o trajeto até Lisboa começa com um transbordo. Um autocarro da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital irá transportar os "turistas por um fim de semana" até a um outro autocarro que os levará, posteriormente, até à capital.
A repórter Dora Pires explica como é que será o início da viagem desde Carvalha até Lisboa
Francisco Madelino, presidente do Inatel, confessa-se emocionado perante o entusiasmo das pessoas da Carvalha.
"São pessoas que muitas vezes nunca saíram sequer e conhecem estes locais simbólicos apenas pelo que aprenderam na escola ou porque vão vendo na televisão. Este é um daqueles programas em que até ficamos um bocado emocionados pela forma como as pessoas ficam contentes e felizes", admite, em declarações à TSF.
Ouça aqui as declarações de Francisco Madelino à TSF