Incêndio em Ourém propaga-se a "grande velocidade". Casas na linha de fogo, 40 pessoas retiradas

O fogo está a atingir a localidade de Carvalhal, na freguesia de Espite.

Um incêndio que começou às 14h40 no concelho de Ourém, distrito de Santarém, está a desenvolver-se em grande velocidade e há aglomerados habitacionais na sua linha de propagação, disse a Proteção Civil. Pelo menos 40 pessoas já foram retiradas de casa, segundo disse à TSF o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque.

"É um incêndio com grande velocidade e capacidade de propagação. Há alguns aglomerados de habitações na linha de fogo e os bombeiros estão a protegê-los", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Às 16h00, combatiam este fogo 134 operacionais, 36 viaturas e cinco aeronaves.

O incêndio está a atingir a localidade de Carvalhal, na freguesia de Espite.

A mesma fonte do CDOS disse à Lusa que em Ourém deflagraram três incêndios praticamente em simultâneo.

Há habitações na linha de propagação

O Comando Distrital de Santarém, pela voz de Nuno Morgado, explica à TSF que três focos incendiaram-se "em simultâneo".

"Dois deles já se encontram dominados. Há um terceiro que é o incêndio de Carvalhal, freguesia de Espite, em que o mesmo ainda está ativo com muita intensidade e com uma velocidade de propagação muito elevada, devido ao forte vento que se faz sentir, assim como projeções a longa distância. Na linha de propagação do incêndio existem diversos aglomerados populacionais e também diversas vias de circulação", explica.

"No que diz respeito aos aglomerados populacionais, temos equipas, veículos, a fazer a proteção dos aglomerados, bem como um grupo sanitário para a eventualidade de retirar as pessoas das suas habitações", garante Nuno Morgado.

E complementa: "Estamos a falar de alguns aglomerados próximos de Urqueira, Resouro, entre outros lugares na linha de propagação. Neste momento, no teatro de operações encontram-se 259 operacionais, 69 veículos e oito meios aéreos. Sendo que estamos a promover o reforço de meios."

Notícia atualizada às 19h06

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de