INE suspende subscrição dos serviços de empresa privada no site dos Censos

Comissão Nacional de Proteção de Dados levantou dúvidas quanto "ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança".

O Instituto Nacional de Estatística decidiu suspender os serviços contratados a uma empresa privada, a Cloudflare, para assegurar o "desempenho e segurança" do site dos Censos.

"Decidiu o INE suspender totalmente a subscrição destes serviços para que não subsistam quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação", lê-se num comunicado divulgado esta noite.

A decisão surge depois de dúvidas "relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços", que foram levantadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e apesar da forma de recolha de dados ter sido aprovada pelo Gabinete Nacional de Segurança e pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

O INE garante, no entanto, que a medida não afeta a segurança do site, apesar de a velocidade de ligação ao mesmo poder ser prejudicada.

Em comunicado o INE reafirma ainda que a resposta pela internet continua a ser a melhor forma de participar no inquérito.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de