- Comentar
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou este domingo que a inscrição do Papa Francisco coloca a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 no centro da atualidade e apelou para que as pessoas se inscrevam o mais rapidamente possível.
Relacionados
PSP em Compostela para tirar "ensinamentos" para replicar nas Jornadas Mundiais da Juventude
Papa incentiva jovens a abrirem "coração a outras culturas"
Papa anuncia tema para as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa
"O meu apelo é que na sequência desta inscrição que o Papa Francisco acaba de fazer, as pessoas não se atrasem a fazer a sua", afirmou Manuel Clemente num registo áudio enviado às redações pelo Patriarcado de Lisboa.
Para o cardeal-patriarca de Lisboa, "a inscrição do Papa Francisco é muito importante, porque agora as jornadas são cada vez mais uma atualidade, e dá início solene à fase de inscrições, que é preciso que corra bem e com uma certa urgência".

Leia também:
"Ótima notícia." Autarca de Loures saúda maior investimento nas Jornadas Mundiais da Juventude
"Temos que evitar aquela tendência de deixar as inscrições lá mais para diante para se preverem as coisas e até para se angariarem fundos. Tudo isso requer que as inscrições sejam feitas a tempo", notou Manuel Clemente.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Papa Francisco abriu hoje as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, agendada para a capital portuguesa entre 01 e 06 de agosto, tornando-se o primeiro peregrino inscrito para este encontro.
O gesto de Francisco ocorreu após a recitação do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano, marcando a abertura das inscrições para a JMJ Lisboa 2023, considerado "o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa", que vai ter como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente".
O anúncio do Papa, na janela do Palácio Apostólico, foi feito na companhia de duas jovens portuguesas estudantes do programa Erasmus em Roma - Maria de Assis, natural de Lisboa e estudante de arquitetura, e Diana Lourenço Gonçalves, natural de Braga e estudante de medicina, ambas na Universidade La Sapienza, segundo informação da organização da JMJLisboa2023.
Francisco fez a sua inscrição num tablet, convidando os jovens do mundo inteiro a inscreverem-se para o encontro de Lisboa.