Mário Nogueira acusa Governo de "roubar professores em mais de seis anos e meio"

O Governo publicou em Diário da República o diploma que permite aos docentes optarem pelo faseamento da recuperação de parte do tempo de serviço em três tranches anuais, a ocorrer em cada mês de junho, até 2021. Mário Nogueira não esconde a indignação com a medida.

Mário Nogueira acusa o Governo de inaugurar uma nova modalidade no roubo aos professores, depois de o Executivo ter decidido dar mais um mês aos docentes para decidirem como querem recuperar o tempo de serviço que esteve congelado.

Em vez de 31 de maio, os docentes têm agora até o dia 30 de junho, para comunicar como querem recuperar os dois anos, nove meses e 18 dias que o Governo aceita recuperar.

O secretário-geral da Fenprof garante que as datas não são relevantes nesta situação. "O que está em causa não é se é até 31 de maio, 30 de junho ou 31 de dezembro, isso não interessa para nada", justifica o sindicalista.

"O que importa é o roubo que é feito pelo Governo, que hoje publicou apenas uma nova modalidade de roubar os professores em mais de seis anos e meio", ressalva Mário Nogueira, que voltou a apontar o dedo ao Governo pela forma como está a ser gerido o processo dos docentes.

Segundo o membro da Fenprof, o decreto "alega [ser] um tratamento igual para as restantes carreiras especiais ao que já foi dado aos professores, mas se fosse realmente um tratamento igual não precisava de dizer aos professores para optarem".

Perante este cenário, Mário Nogueira recomenda aos professores que entreguem uma reclamação, quando escolherem a forma como querem recuperar o tempo de serviço: de uma só vez ou dividido em três fases.

"Os nossos advogados estão a trabalhar na minuta de reclamação que apelamos a todos os professores que façam acompanhar o seu requerimento, porque cada professores que entregar ​​​​​​​o requerimento de opção sem essa reclamação estará a aceitar tacitamente que lhe seja apagado os seis anos e meio", explica o sindicalista.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de