Paróquia de Tavira vende vinho para restaurar igrejas

Através de uma empresa criada pela própria Paróquia de Santa Maria de Tavira, a ArtGilão, em colaboração com a Casa Santos Lima, criou um vinho que será vendido em exclusivo para angariar fundos e recuperar património da igreja.

Quando chegou à Paróquia de Santa Maria de Tavira, o Padre Miguel Neto percebeu que era preciso angariar dinheiro para deitar mão a uma série de projetos. Decidiu então criar, com a " bênção" da Diocese do Algarve, a empresa ArtGilão. "Era um modo legal e transparente de promover o património e angariar fundos", esclarece o pároco.

Numa loja junto a uma das igrejas, a ArtGilão já vende uma série de produtos com design ligado à paróquia. Saquinhos de sal de Tavira, t-shirts, colares, tudo com padrão dos azulejos das igrejas.

Mas agora decidiu ir mais longe e ter um vinho exclusivo que só esta empresa venderá. " Um vinho que pudesse ser a cara mais visível deste projeto", diz Miguel Neto", "e que pudesse ultrapassar os muros da igreja e ser vendido ao consumidor, não só na loja como em restaurantes da cidade." "Ainda só provei o tinto mas quem é conhecedor diz que é um vinho bom, com boa qualidade preço", garante o padre.

O vinho é produzido pela Casa Santos Lima, e os clientes podem escolher entre um branco, um tinto e um rosé, e, desta forma, estarão a ajudar a paróquia de Tavira. Projetos para gastar o dinheiro não faltam, entre eles, a recuperação de peças de talha, de obras de arte e o restauro de várias igrejas da cidade.

O vinho chama-se "Sete cavaleiros do Castelo", e refere-se aos cavaleiros que ajudaram D. Paio Peres a conquistar Tavira aos mouros no século XIII.

Quando lhe perguntamos se está a tornar-se um empresário , o padre Miguel Neto ri-se à gargalhada."Não é esse o meu objetivo", garante. "Quero apenas manter Tavira como a cidade das igrejas e cuidar da presença do sinal cristão aqui", afirma. É, afinal, uma forma de manter as igrejas mais bonitas sem pedir dinheiro nem aos fiéis nem ao Estado.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de