- Comentar
Há uma nova ferramenta que pretende prevenir e ajudar quem sofre de uma doença mental. Chama-se Kit Básico de Saúde Mental e trata-se de um curso que está, desde esta sexta-feira, está disponível online na página manifestaMente.org.
A iniciativa, que conta com o patrocínio da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi pensada por um equipa multidisciplinar, que envolve psicólogos, enfermeiros e psiquiatras.

Clique na imagem para aceder a página do Kit Básico de Saúde Mental
© manifestaMente
Beatriz Lourenço, coordenadora do projeto, explica que o curso "está dividido em capítulos", cada um relativo a um tema, a que se pode assistir "de seguida" ou, em alternativa, "um a um, consoante a sua disponibilidade".
A Covid-19 veio obrigar os especialistas a reformular o curso, que passou a incluir um capítulo totalmente dedicado ao impacto da pandemia na saúde mental.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Mesmo não tendo qualquer doença mental, é muito normal e muito natural que as pessoas se sintam mais ansiosas, mais preocupadas, mais irritadas, ou até com algum problema em relação ao sono e à alimentação", afirma Beatriz Lourenço.
A responsável pelo projeto não tem dúvidas de que a pandemia fez com que a saúde mental ficasse "mais visível" para a população. "Começou a ser um tema de conversa mais frequente", constata.
E é exatamente aí que reside o objetivo principal deste Kit Básico de Saúde Mental: acabar com o estigma que ainda persiste, quando se fala de saúde mental. A receita para combate-lo, diz Beatriz Lourenço, é simples: "Falar, juntar e fazer. Falar mais sobre a saúde mental; juntar, não só os técnicos de saúde mental, mas toda a comunidade; e, por último, fazer, encontrar soluções criativas para estes problemas".