Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados

Estrutura de apoio social tem um total de 83 doentes e 51 trabalhadores. Primeiro caso foi detetado no domingo.

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à Covid-19, disse esta sexta-feira à Lusa fonte da câmara municipal.

De acordo com a fonte da autarquia, 43 utentes, de um total de 83, e 12 trabalhadores, de um universo de 51, foram testados depois de ter surgido um caso naquele lar e deram positivo ao coronavírus.

Segundo a mesma fonte, a autarquia "teve conhecimento no domingo de um caso positivo no lar em causa e, em articulação com as autoridades de saúde, o presidente da Câmara de Sintra acionou os testes Covid-19 do município para serem testados todos os utentes e profissionais deste equipamento".

Foi ainda desinfetado o interior e exterior do local, bem como reforçados os equipamentos de proteção individual, de acordo com a mesma fonte.

Segundo a fonte, os utentes "continuam no lar, respeitando as regras e orientações da delegada de saúde".

A fonte revelou ainda que o município "continua, com as autoridades de saúde, a monitorização a situação até a resolução deste surto".

"A autarquia recomendou ao lar a maior transparência pública e com as famílias perante a situação", acrescentou.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.772 pessoas das 53.783 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LEIA AQUI TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de