- Comentar
Um projeto de lei com princípios e deveres em matéria de proteção das mulheres na gravidez e no parto foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República, em votação final global.
O texto resulta do trabalho da Comissão de Saúde relativo a projetos de lei do PAN, PEV e PS e estabelece nomeadamente o direito das grávidas indicarem até três pessoas para as acompanharem alternadamente na sala de partos.
A lei aprovada esta sexta-feira "estabelece os princípios, direitos e deveres aplicáveis em matéria de proteção na preconceção, na procriação medicamenta assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no puerpério, visando a sua consolidação", diz o documento aprovado.
A lei refere-se ao direito ao acompanhamento, estabelece deveres dos serviços de Saúde no acompanhamento da mulher grávida, e estipula o regime de proteção na preconceção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no puerpério.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Deverá entrar em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação.